Em Vitória, teatro orienta usuários a combater o Aedes aegypti

A união da arte com a informação tem o ingrediente perfeito para uma ação de apoio na conscientização das pessoas. Já imaginou entrar em um hospital e encontrar um grupo de seis jovens tocando violão, fazendo paródia e um deles vestido de mosquito? Essa cena será vista algumas vezes, nesta quarta-feira (24), no Hospital Estadual de Urgência e Emergência, em Vitória (ES). No primeiro instante pode parecer cômico, mas a iniciativa é séria: visa combater o Aedes aegypti, mosquito que transmite dengue, zika vírus e chikungunya. 

Pneus, garrafas, galões e vasos de plantas com água vão decorar o cenário para a apresentação da peça teatral da Companhia de Teatro Ó Comédia, composta por jovens com idade entre 16 e 18 anos. Os atores voluntariamente produziram uma peça para o Dia D de combate ao mosquito no hospital. A ação vai utilizar o teatro para mostrar os riscos que as pessoas sofrem quando não cuidam dos ambientes que podem acumular água parada em suas casas. 

Roteirista e ator da Companhia de Teatro Ó Comédia, Francis Souza reforça que o combate ao mosquito precisa ser uma ação coletiva, inclusive com a participação de crianças e jovens. “Acreditamos que a arte pode mudar o jeito de agir das pessoas, incentivando a população a eliminar os focos de proliferação do mosquito”, afirma. 

O diretor-geral do Hospital Estadual de Urgência e Emergência, José Donizetti Stoque explica que a unidade de saúde possui uma função social importantíssima para a comunidade. “Essa é uma iniciativa de humanização muito importante promovida aqui no hospital porque engaja as pessoas no combate ao mosquito. Mostra, a partir da reprodução da realidade, o que acontece quando a gente não elimina água parada em nossas casas. Ou seja, todo mundo sofre as consequências”, acrescenta Stoque. 

A apresentação da peça teatral no Hospital Estadual de Urgência e Emergência acontece a partir de 9h nas recepções, e se estenderá para as enfermarias e para a reunião de acolhimento para acompanhantes. Em seguida, a Companhia de Teatro Ó Comédia, em parceria com a equipe multidisciplinar e do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), vai entregar folhetos com orientações nas unidades de internação. 

 

Sobre a Companhia de Teatro Ó Comédia 

Formada por 12 jovens entre 16 e 18 anos, a Companhia de Teatro Ó Comédia surgiu em 2014, na Escola José Leão Nunes, em Cariacica. Na ocasião, o grupo resolveu participar de uma competição com uma produção inspirada no perfil da turma, que era dinâmica e divertida. A aposta deu certo: o grupo participou de uma competição das escolas estaduais localizadas no município e ficou em primeiro lugar. 

 

Dengue e zika no Espírito Santo 

Foram notificados 13.970 casos de dengue entre 03 de janeiro e 13 de fevereiro de 2016 no Espírito Santo. Destes, 68 são suspeitos da forma grave e 15 são óbitos sob investigação. Até o dia 18 de fevereiro o Estado registrou 1.739 casos suspeitos de infecção pelo zika vírus, sendo 20 confirmados laboratorialmente (15 em Vitória, 2 em Vila Velha, 1 em Cariacica, 1 em Aracruz e 1 em São José do Calçado).

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde