Em três anos, UPA 24h Oropó conquistou reconhecimento nacional inédito

No período de gestão pela Pró-Saúde, a unidade foi a primeira no país a conquistar diretamente a certificação ONA 2; verbas rescisórias dos 125 funcionários serão asseguradas em depósito judicial realizado pela entidade

A Pró-Saúde, uma das maiores entidades filantrópicas do País, encerrou a gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) Dra. Corasi Alves de Andrade, conhecida como UPA Oropó, após três anos de vigência de contrato firmado com o Município e com quase meio milhão de atendimentos realizados.

Projetadas para atender casos de complexidade intermediária, as UPAs integram a Rede de Atenção às Urgências e são responsáveis por absorver uma significativa parcela dos atendimentos de urgência e emergência. Em Mogi das Cruzes, na região Metropolitana de São Paulo, a UPA Oropó foi inaugurada em dezembro de 2016. Desde então, a unidade se consolidou como um importante serviço do município, inclusive com reconhecimento nacional e inédito de qualidade no país. O fim do contrato de gestão ocorreu neste sábado (9/11).

Em relação aos colaboradores da unidade, assim como ocorreu na UBS Alto do Ipiranga e UnicaFísio, todos os 125 profissionais da UPA terão suas verbas rescisórias e obrigações trabalhistas depositadas em juízo pela Pró-Saúde, para que a Justiça encaminhe a definição dos pagamentos.

Nos três anos de gerenciamento pela Pró-Saúde, a unidade foi a primeira UPA 24h do Brasil a alcançar a certificação ONA 2 – Acreditado Pleno, um dos mais respeitados reconhecimentos de qualidade de assistência em saúde, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Além disso, o título foi concedido diretamente, e concomitante, com a primeira etapa da certificação, conhecida como ONA 1 – Acreditado, algo que ainda não havia sido registrado no Brasil. O nível alcançado comprova a qualidade dos serviços prestados e a eficiência da gestão da unidade. O certificado é entregue apenas para os estabelecimentos de saúde que atendem aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas, o que inclui aspectos estruturais e assistenciais, além da utilização de processos integrados e plena comunicação entre as atividades.

A autônoma Débora Regina dos Santos Silva, de 47 anos, procura a UPA Oropó sempre que tem alguma emergência. “O atendimento é rápido, sei que aqui terei o tratamento certo. Como venho com certa frequência, acabamos conhecendo os profissionais, que sempre estão preocupados com nosso bem-estar”, afirmou.

 

Mais de 450 mil atendimentos em três anos

A UPA Oropó atende uma média de nove mil pacientes todos os meses e, durante o período de gestão da Pró-Saúde, foram realizados 469.299 atendimentos, entre consultas, exames de imagem e de eletrocardiograma. De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a região de Mogi das Cruzes possui uma população estimada em 445.842 habitantes. Em comparação com os números da assistência, é como se todos os mogianos tivessem utilizado pelos menos uma vez os serviços da unidade.

“A nossa UPA é diferenciada por vários aspectos, mas posso afirmar que a essência são as pessoas que atuam na unidade e a gestão realizada pela Pró-Saúde. O atendimento humanizado está muito presente. A empatia é muito importante, pois cada pessoa tem uma necessidade e uma história diferentes”, ressaltou o diretor Técnico da UPA, o médico Thiago Pires.

De acordo com a diretora Administrativa da unidade, Adriana Guimarães, os processos implantados no serviço resultam em um atendimento assertivo, com foco na qualidade do atendimento. “Os processos de gestão adotados na unidade são sentidos quando o paciente chega. Ele tem a garantia que terá um atendimento de qualidade e com segurança. O nosso objetivo sempre foi colocar o paciente no centro do cuidado e prover o tratamento com as melhores técnicas assistenciais”, explicou.

Na prática, as UPAs estão preparadas para cuidar dos casos de urgência e emergência, atuando no atendimento resolutivo e qualificado do paciente. A unidade de Mogi das Cruzes conta com equipamentos de raio-X, eletrocardiograma, exames laboratoriais e leitos de observação. Desde o início da sua operação, a UPA Oropó conquistou reconhecimento dos pacientes, com um índice de satisfação do usuário de 94%.

A Pró-Saúde segue atuando no município de Mogi das Cruzes, gerenciando o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD), na Vila São Francisco.

 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde