Em solenidade, Materno-Infantil de Barcarena recebe oficialmente o título “Hospital Amigo da Criança”

Em meio a uma solenidade com a presença de autoridades estaduais, municipais e diversos profissionais, o Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB) recebeu, oficialmente, do Ministério da Saúde na manhã da sexta-feira (20/5), o título de Hospital Amigo da Criança. A conquista coloca a maternidade na relação geral do Ministério da Saúde na posição de 11º hospital a obter o título no Estado do Pará.

A certificação é concedida às instituições que se dedicam a cumprir os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno, instituídos pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Este tipo de reconhecimento já não era concedido pelo Ministério da Saúde há 10 anos.

A unidade pertencente ao Governo do Estado e gerenciada pela Pró-Saúde, é a primeira da Região do Baixo Tocantins a ter este tipo de certificação. Para obter a conquista, o Materno-Infantil precisou passar por processos de capacitação e avaliação ao longo de três anos de funcionamento.

Entre as autoridades, estiveram presentes o Secretário-Adjunto de Saúde Pública do Estado, Sipriano Ferraz, Anna Guzo, responsável pela Coordenação Estadual de Saúde da Criança e o prefeito do município de Barcarena, Renato Ogawa.

A diretora Hospitalar do HMIB, Patrícia Hermes, destaca a importância da obtenção do título. “Essa conquista é extremamente significativa, pois traduz todo o nosso apoio e cuidado com a família. Na verdade, destaca os padrões da oferta de nossos serviços, com uma experiência centrada em uma entrega humanizada. É um resultado que nos enche de orgulho”, frisou.

Já a consultora técnica do Ministério da Saúde, Renara Guedes, que atua na Coordenação de Saúde da Criança e Aleitamento, após fazer a entrega da placa comentou sobre a relevância do trabalho. “É muito importante disseminar pelo Estado uma iniciativa como esta, fundamental para o começo da vida. Desse modo, ter um hospital que respeita a mulher e a família em um processo tão importante que é o nascimento tem um impacto extremamente positivo, não somente para a saúde das crianças, mas para toda a sociedade”, disse.

A diretora Operacional da Pró-Saúde, no Pará, Alba Muniz, esteve presente no evento e destacou a conquista do título. “Essa certificação representa o impacto positivo da unidade no seu cenário de atuação. Isso demonstra que a nossa entrega transcende o papel da mera obrigação do contrato de gestão. Neste caso, esta conquista defende qualidade de vida, de saúde e diminuição da taxa de mortalidade, implantando bons hábitos gerados pelo aleitamento materno”, comentou.

“É um dia muito importante, pois essa certificação é o reconhecimento do trabalho de cada um de vocês. O trabalho foi incansável e isso se reflete nos resultados obtidos por essa unidade. A região ganha muito com o trabalho dessa equipe e nós esperamos que continue dando bons frutos”, disse Sipriano Ferraz.

A amamentação como um cuidado padrão para todos os bebês

O incentivo ao aleitamento materno é uma prática que faz parte da rotina dos profissionais do HMIB. A ideia de expandir o programa também às mães, tornando-as integrantes do cuidado por meio de educação em saúde, e com auxílio do Banco de Leite Humano da unidade, único na região do Baixo Tocantins, evidencia esse resultado.

O hospital trabalha com indicadores de qualidade em todas as ações que envolvem a gestão dos seus processos, as quais são desenvolvidas pela Comissão de Aleitamento Materno (CAM). Na maternidade, os 10 passos se aplicam a todos os bebês, mesmo os prematuros, com baixo peso ao nascer ou com alguma enfermidade.

De acordo com informações da CAM, o processo é adaptado conforme o caso clínico, para garantir o aleitamento materno ainda no início da vida, visando ao melhor desenvolvimento do recém-nascido.

Para ser Amigo da Criança, o hospital, além de cumprir os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno, deve também respeitar outros critérios, como o cuidado humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e o pós-parto, em que a mãe se torna protagonista desse momento.

Inaugurado em 2018, o Materno-Infantil de Barcarena realiza atendimento 100% pelo SUS (Sistema Único de Saúde) para toda a Região do Baixo Tocantins e municípios dos arredores.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde