Em primeira Sipat no PA Matão, colaboradores debatem a humanização na segurança no trabalho

A primeira edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), promovida na unidade de Pronto Atendimento (PA) Matão, em Sumaré (SP), ressaltou a importância da humanização do atendimento nas práticas que garantem a segurança dos colaboradores no exercício da atividade.

Na palestra de estreia, realizada no dia 12 de abril, o técnico de Segurança do Trabalho Gabriel Henrique da Silva falou sobre “Segurança no Lar”.

No dia seguinte foi a vez de Rosangela Paulino, enfermeira em Educação Continuada, abordar o tema “Prevenção e Tratamento de Doenças Infectocontagiosas”, durante palestra para os colaboradores.

À noite, o professor e enfermeiro Adilson Nogueira Dutra falou sobre os EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual). Responsável técnico do Centro Educaional Campcare, de Campinas (SP), Dutra voltou na manhã do dia 14 para ministrar outra palestra sobre a “Motivação Humana e Qualidade de Vida”. —

No mesmo dia, o enfermeiro Marcelo de Souza abordou os “Primeiros Socorros”, aplicando atividades teóricas e práticas para os colaboradores.

O encerramento da primeira Sipat no PA Matão aconteceu no dia 15 de abril, com a realização da palestra “HumanizaSUS”, ministrada pela assistente Social da unidade, Neusa Mauricio Cavalcante. O farmacêutico Raphael de Oliveira, responsável técnico por uma rede de farmácias, abordou o tema “Álcool e Outras Drogas”.

Ao final de cada dia de palestra, a unidade sorteou brindes para os participantes.

A primeira Sipat contou com a participação dos colaboradores do PA Matão. O desafio foi desenvolver a conscientização sobre a importância de práticas de atuação capazes de prevenir e evitar acidentes de trabalho.

As palestras alertaram para o papel da cultura colaborativa no ambiente de trabalho — a união do grupo de colaboradores contribui para o aperfeiçoamento dos protocolos de atuação, evitando riscos de acidentes ao mesmo tempo em que aumenta a segurança.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde