Dia dos Pais

Em homenagem ao Dia dos Pais, internados no Hospital de Campanha do Hangar recebem cartas dos filhos

Projeto desenvolvido pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) da unidade oportuniza a aproximação de pais e filhos por meio de cartas

Para celebrar o Dia dos Pais de pacientes em tratamento contra a Covid-19 na enfermaria do Hospital de Campanha do Hangar, em Belém, por meio do Projeto Palavras de Afeto, filhos enviam cartas aos patriarcas.

O objetivo do projeto é levar conforto e amenizar a saudade vinda em decorrência do distanciamento provocado pela doença e oportunizar o contato entre os familiares. “Estreitar os laços para amenizar o sentimento de saudade entre o paciente e seus familiares, principalmente nesse dia especial que é o dia dos pais, é o intuito; para que, mesmo distantes, eles consigam se sentir amados”, afirma Vinicius Caldas, representante do SAU no Hospital de Campanha.

“Espero que estejas bem, sei que os dias têm sido desafiadores. Embora as circunstâncias sejam delicadas, quero que saibas que, antes de tudo, Deus é maior e tem cuidado de nós”. Assim começa a carta enviada pelos seis filhos de Elias Favacho Lobo, de 63 anos, que é pescador e veio de Curuçá, interior do Pará.

“Nem sei expressar o que sinto. Não somos perfeitos, ninguém é, mas tentamos entregar para os nossos filhos o que podemos para ser melhor, ser exemplo. Há males que vem para o bem. Eu estou muito feliz com a lembrança dos meus filhos. É muito gratificante receber a carta e perceber que não estou sozinho”, diz.

Outro paciente que recebeu uma carta foi Teodorico Galiza Mota, 62, vindo de Barcarena, a cerca de 37 km de Belém. Emocionado, ele lembra da boa relação que tem com os filhos. “Eu sou separado da mãe dos meus filhos, mas, graças a Deus, isso não me distanciou deles. Eu amo todos os meus filhos e isso foi expressado na carta. Eu senti também o amor de cada um deles”, conta.

Antes de receberem os escritos dos filhos, os pacientes passaram por uma análise multiprofissional, que envolveu médico, psicólogo e assistente social, para entender quais poderiam. “Na maioria das atividades desenvolvidas aqui dentro, essa análise é feita para ter a certeza de que o paciente está apto para receber a mensagem. Eles podem se emocionar, mas isso não deve comprometer o quadro clínico dele”, completa a psicóloga, Thayná Montenegro.

Alguns pais não puderam receber as cartas, mas para todos, em celebração ao dia, a alimentação ganhou embalagem especial, pensada pelo setor de humanização e nutrição do hospital. Além disso, para os que deixarão o hospital no domingo, brindes foram entregues.

O Hospital de Campanha do Hangar, implantado pelo Governo do Pará e gerenciado pela Pró-Saúde, é o maior centro hospitalar do Estado dedicado ao tratamento à Covid-19. Já atendeu mais de sete mil pacientes e opera, atualmente, com 160 leitos e ocupação de 39%.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde