Em Barcarena, a música auxilia no tratamento de recém-nascidos

Com o projeto “Hora do Soninho”, Hospital Materno-Infantil de Barcarena aplica musicoterapia nas unidades de internação

A música é uma das mais antigas manifestações artísticas da humanidade e exerce profunda influência no nosso organismo, podendo despertar emoções, sentimentos e até lembranças. No Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB), no interior paraense, ela é utilizada também como aliada no tratamento de recém-nascidos.

Na unidade, que pertence ao governo do Estado e é gerenciada pela Pró-Saúde, o projeto terapêutico “Hora do Soninho” proporciona aos pequenos em tratamento nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e de Cuidados Intermediários (UCIs), uma hora diária de relaxamento, com canções de ninar, sempre no período da tarde.

O projeto integra o protocolo “Meu desenvolvimento depende do seu silêncio”, que tem como foco o cuidado com ruídos para o bom desenvolvimento do bebê recém-nascido prematuro. A unidade atua como referência de atendimento em média e alta complexidades para gestantes e bebês de 11 municípios do Baixo Tocantins.

“Preparamos um ambiente mais calmo e propício para o relaxamento, com luzes apagadas, diminuição de barulho e até mesmo da circulação de pessoas. Tudo isso para garantir um melhor aproveitamento do sono para os bebês”, explica Daniella Dias, psicóloga da unidade.

Estudo indicam que ruídos em excesso podem causar prejuízos ao paciente, como apneia, hipertensão arterial, taquicardia e alterações do fluxo sanguíneo cerebral. Além disso, causam estresse e irritabilidade, gerando desconforto e possíveis dores.

No momento de aplicação da musicoterapia, a equipe assistencial e médica também se empenha em reduzir a abordagem e manipulação frequente dos recém-nascidos, como a aplicação de medicamentos, colocação de eletrodos, coleta de exames e outros procedimentos.

“O monitoramento é mantido, porém evitando qualquer ruído ou intervenção que não seja necessária, para garantir um clima propício ao conforto e completo relaxamento dos bebês, contribuindo para o tratamento”, explica Lorena Portal, diretora Assistencial.

Entre os benefícios dessa conduta terapêutica, é possível destacar a melhora significativa de ganho de peso e diminuição da agitação e irritabilidade dos bebês, contribuindo para uma recuperação mais rápida no ambiente hospitalar.

Os acompanhantes presentes durante a “Hora do Soninho” também são orientados e convidados a aproveitar os benefícios da ação. Isso porque a rotina hospitalar é cansativa também para a mãe ou pai que acompanha o bebê.

“Nossa gestão visa um atendimento humanizado, que acolhe integralmente. Esse momento de relaxamento é importante, pois além de promover o conforto emocional para os acompanhantes, torna o ambiente hospitalar um local de menos estresse e ansiedade”, complementa a psicóloga.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde