Em ano de Olimpíadas, especialistas falam sobre o jeito certo de praticar atividade física

As Olimpíadas do Rio de Janeiro estão chegando e o interesse pela prática esportiva e atividade física devem aumentar no País. Mas será que qualquer pessoa pode começar, por conta própria, uma atividade física? A resposta é não.

De acordo com o fisioterapeuta Paulo Eduardo Gusmão, que atua no Hospital Estadual de Urgência e Emergência, em Vitória (ES), considerado referência em trauma físico, antes de iniciar a prática de qualquer modalidade esportiva, é importantíssimo buscar ajuda médica e receber orientações de um educador físico.

“Por mais simples que seja a atividade física, a orientação é que a pessoa procure um médico e faça um checkup, incluindo exames clínicos”, diz ele. “O ideal é ter um atestado médico afirmando que está apto para realizar a atividade física”, acrescenta.

Segundo o fisioterapeuta, o ideal é que a pessoa tenha sempre por perto um preparador físico, que terá a responsabilidade de organizar a rotina de exercícios.

Para entender a importância de buscar orientações com um profissional, o Gusmão esclarece que muitas pessoas não têm o hábito de fazer alongamento antes dos exercícios e, em muitos casos, os danos podem ser permanentes.

“É de extrema importância realizar alongamento antes das atividades físicas. Muitas pessoas não sabem, mas é aconselhável alongar num tempo aproximado de 10 minutos, até que os músculos fiquem mais relaxados”, explica.

O ortopedista Tercelino Hautequestt Neto, que também atua no Hospital Estadual de Urgência e Emergência, acrescenta que a falta de uma orientação médica e de um profissional de educação física podem ocasionar problemas ortopédicos, como lesões musculares e ligamentares, contusões, dores articulares agudas e fraturas graves.

“Além de utilizar roupa e calçado adequado, é importante observar as alterações no organismo. Qualquer mudança pode ser um sinal de que existe algo de errado no treinamento”, explica.

Em 2015, o engenheiro de Segurança do Trabalho, Estharley dos Santos, sentiu necessidade de melhorar seu condicionamento físico e perder alguns quilos indesejáveis. A primeira iniciativa que ele teve foi de procurar ajuda médica.

Após a avaliação e liberação do profissional, Estharley conta que optou pelo ciclismo. Durante três vezes na semana, utiliza a inseparável bicicleta para fazer o trajeto de Cariacica à Vitória, na região metropolitana, percorrendo aproximadamente 16km. Associado à uma vida mais saudável, o engenheiro comenta que o esporte tem permitido que ele conheça melhor os pontos turísticos do Espírito Santo.

“Esse é o percurso que faço de casa até o trabalho. Estou aproveitando a necessidade de seguir uma vida mais saudável, tanto que já eliminei seis quilos”, garante.

Segundo Estharley, a atividade física tem proporcionado mudanças no seu comportamento. Durante o dia, tem tido mais disposição no trabalho. “Notei que minha relação com as pessoas ficou melhor e mais agradável”, acrescenta.

Ao contrário de Estharley, a auxiliar administrativo Kamila Vilaça tem lutado contra o sedentarismo. Ela conta que já praticou ballet e musculação, mas o trabalho e a faculdade tornaram grandes obstáculos.

“Desde que parei de fazer atividade física, notei que meu condicionamento não é mais o mesmo. Coloquei como meta para os próximos dias voltar a praticar exercícios”, afirma Kamila.

Hidratação

Acompanhando dos alongamentos, é fundamental ingerir bastante água para conseguir manter o pique. Essa é orientação dada pela nutricionista clínica do hospital, Ana Paula Rocon. “A água auxilia na digestão, absorção e circulação, além de ser essencial na regulação da temperatura corporal”, explica a nutricionista.

De acordo com a Ana Paula, é necessário ingerir em média 200 ml de água antes e a cada 20 minutos de atividade física. “A água é insubstituível, mas para equilibrar a hidratação no organismo, é permitido ingerir alimentos que contenham grande quantidade dela em sua composição, como melancia, manga, laranja, kiwi e melão”, conclui.  

Mexer o corpo faz bem em qualquer idade

A prática de atividade física também faz bem para os idosos. O fisioterapeuta Paulo Eduardo Gusmão destaca que os exercícios estimulam o funcionamento do metabolismo, dão autonomia e bem-estar e ainda retardam o processo de envelhecimento. Veja as dicas que ele sugere.

 

Benefícios dos exercícios

– Redução de doenças

– Aumento da massa muscular e óssea

– Bom convívio social

 

Recomendações

– A regra de procurar um médico, seguido por acompanhamento de um preparador físico, também é aplicada aos idosos

– Os alongamentos são indispensáveis, pois são capazes de prevenir lesões

– Usar roupas confortáveis, calçados adequados

– Mesmo que a atividade física seja realizada em academias, clubes e parques, é importante respeitar o limite individual de cada um

 

Atividades recomendadas

– Ginástica em geral

– Dança

– Yoga

– Pilates

– Caminhadas

– Aeróbico, que proporcione baixo impacto (bike e esteira)

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde