Em 2019, Hospital Regional de Marabá realizou 226 mil atendimentos e inaugurou Centro de Hemodiálise

A unidade é referência para 22 municípios do Sudeste do Pará e alcançou 97%  de aprovação no índice de satisfação do usuário

O Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá (PA), gerenciado pela Pró-Saúde, realizou em 2019 um total de 226 mil atendimentos. Foram 3.297 internações, 27.779 atendimentos ambulatoriais em diversas especialidades, 5.570 atendimentos de urgência e emergência, 187 mil exames e 2.526 cirurgias. Vale ressaltar também o índice de aprovação junto aos pacientes e familiares, que no ano passado foi de, em média, 97,18% .

No último ano, uma importante conquista para população foi o início do funcionamento do Centro de Hemodiálise na unidade. Inaugurado em novembro, ele permitiu a ampliação do atendimento aos pacientes renais do Estado. O serviço conta com 22 máquinas e tem capacidade de atender até 120 pacientes por mês, produzindo uma média mensal de 1.500 sessões. Moderno e bem equipado, o espaço conta com sala de diálise, salas de observação, consultórios ambulatoriais e sala de diálise peritoneal.

Vicença Alves, moradora da cidade de São Domingos do Araguaia, distante 48km de Marabá, é uma das primeiras usuárias do Centro de Hemodiálise do HRSP e avalia positivamente o serviço. “Fazer diálise não é fácil. É um processo muito desgastante, mas esse novo espaço é muito confortável. Aqui sempre sou recebida com muito carinho e profissionalismo por todos os colaboradores”, ressaltou.

O diretor Hospitalar do HRSP, Valdemir Girato, explica que a instalação do setor de hemodiálise trouxe melhorias para quem necessita do serviço e antes precisava se dirigir até a capital ou outras regiões para conseguir atendimento. “Realizamos treinamentos regularmente na unidade para todos os nossos colaboradores, sempre com objetivo de qualificá-los cada vez mais. Isso reflete diretamente na boa avaliação que recebemos dos nossos usuários, mostrando que estamos no caminho certo”, ressaltou.

 

Reconhecimento

O HRSP, gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), conquistou, ao longo de 2019, reconhecimentos importantes pelos projetos desenvolvidos.

A unidade recebeu placas de menção honrosa do projeto “Hospitais Verdes e Saudáveis”, em São Paulo, pelas boas práticas sustentáveis. As iniciativas reconhecidas foram a de “Ecolaborador”, que estimula o descarte correto do resíduo de óleo de fritura usado nas residências, e de medidas para redução de emissões de gases que contribuem para o efeito estufa.

O HRSP também foi destaque, em São Paulo, durante a 6ª edição da Sessão de Aprendizagem Presencial (SAP), que faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS), do Ministério da Saúde. Na ocasião, o hospital apresentou cases de sucesso voltados para a segurança do paciente.

O hospital também conseguiu, pelo quinto ano consecutivo, a renovação do selo “Green Kitchen” (em português, Cozinha Verde) em alimentação sustentável. Dentre as ações realizadas que garantiram mais uma vez a certificação, estão o uso de produtos de limpeza biodegradáveis, treinamento da equipe sobre temas relacionados à sustentabilidade e alimentação natural e, ainda, a separação dos resíduos inorgânicos e de óleo vegetal para reciclagem.

 

Humanização

As ações realizadas para tornar o ambiente hospitalar mais ameno, diminuindo o estresse e tornando os usuários mais participativos em relação ao próprio tratamento, fazem parte da política de humanização adotada no HRSP. Por meio de diversas ações, voluntários que atuam nas áreas de interação musical, risoterapia, embelezamento, assistência religiosa, dentre outras, levaram solidariedade aos pacientes.

Em 2019, foram realizadas 229 ações de humanização na unidade e instituições parceiras, como o Lar de idosos São Vicente de Paula, que recebeu a visita de profissionais do hospital para ações de serviço a saúde e assistenciais.

 

Sobre a Unidade

Referência em atendimento de média e alta complexidades para 22 municípios paraenses, o Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP) tem 115 leitos, sendo 77 de Unidades de Internação e 38 de Unidades de Terapia Intensiva. Possui perfil cirúrgico e habilitação em Traumato-ortopedia pelo Ministério da Saúde, oferecendo atendimento gratuito nas especialidades de Cardiologia, Cirurgia Buco-maxilo-facial, Cirurgia Plástica Reparadora, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Fisioterapia, Infectologia, Medicina Intensiva adulto, pediátrica e neonatal, Nutrição, Obstetrícia de Alto Risco, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Urologia, Neurocirurgia, Terapia Ocupacional, Traumato-ortopedia, Nefrologia, Anestesiologia e Centro de Hemodiálise com 22 máquinas.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde