Em 2019, Hospital Galileu consolidou excelência com certificações nacionais e premiação internacional

Entre as conquistas estão a certificação ONA 3, Desafio do Clima e Selo de Qualidade do Cofen

O ano de 2019 foi marcado por importantes conquistas para o Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Belém. Gerenciado pela Pró-Saúde, o HPEG foi o primeiro hospital público da capital a conquistar a certificação ONA 3 Acreditado com Excelência, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Esta é uma das mais respeitadas entidades avaliadoras dos serviços de saúde do país.

Outro feito inédito foi a conquista do prêmio internacional “Health Care Climate Challenge”, que avalia instituições de saúde que estão avançando em direção ao cuidado inteligente com o meio ambiente. A unidade foi uma das cinco instituições nacionais vencedoras do Desafio do Clima pela Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis (Global Green and Healthy Hospitals – GGHH). O HPEG foi reconhecido na categoria de Redução de Gases do Efeito Estufa (não energia), entre 117 unidades que participaram com inscrições em todo o mundo.

Ainda em 2019, o Hospital Galileu se tornou a primeira unidade pública de saúde a receber o selo do Programa Nacional da Qualidade (PNQ), conferido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). O Programa constatou a excelência máxima na prestação de serviços e em práticas assistenciais prestadas pelo hospital.

Funcionando estrategicamente como uma unidade hospitalar de retaguarda, que atende baixa e média complexidades no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), a conquista de certificações e premiações reafirmaram a qualidade dos serviços prestados. 98,89% dos pacientes atendidos pelo hospital aprovaram os serviços.

 

Balanço de atendimentos

 O Hospital Galileu conclui o ano de 2019 com 125 mil atendimentos realizados, sendo 7.872 consultas especializadas, 4.274 internações, 54.077 exames, 3.314 cirurgias e 56.288 atendimentos multiprofissionais.

“Os números refletem a dedicação e trabalho realizado na unidade desde 2014. Nossos mais de 500 colaboradores e médicos cuidam, diariamente, de vidas com segurança, qualidade e humanização. Além disso, nos orgulhamos em falar sobre a nossa preocupação com a comunidade local, apoiando e desenvolvendo projetos e ações que vão além dos muros do hospital”, explica a diretora Hospitalar, Stéphanie Valdivia.

 

Referência no atendimento em traumas-ortopédicos

O Hospital Galileu, gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), presta assistência hospitalar em traumato-ortopedia, clínica médica e cardiologia. A unidade está localizada na Rodovia Mário Covas, nº 2253.

 Desde a sua inauguração, em 2014, o HPEG tem se tornado referência no atendimento em traumas-ortopédicos, sendo o único hospital público da Região Norte do país que realiza alongamento ósseo, um procedimento cirúrgico recomendado para a correção das distorções de tamanhos de pernas e braços, problemas ortopédicos que podem ser motivados por diversos fatores. Apenas em 2019, o HPEG realizou 161 cirurgias de alongamento ósseo, proporcionando melhora na qualidade de vida de vários usuários.

O jovem Eric Matos, de 14 anos, está concluindo seu tratamento de alongamento ósseo pelo HPEG. Ele, que apresenta uma deformidade no joelho esquerdo desde criança, precisou passar pelo tratamento para evitar a diferença entre suas pernas.

Após quatro meses de tratamento, ele já consegue encostar o pé esquerdo no chão, o que é motivo de muita felicidade. “Antes eu não conseguia pisar no chão e hoje já consigo andar normalmente. O tratamento realizado aqui no Galileu foi essencial para que isso acontecesse”, disse.

 

Projetos implantados no HPEG

Focado na saúde humanizada, segurança do paciente e a qualidade dos serviços prestados, o HPEG desenvolve projetos e iniciativas que buscam acolher seus usuários com respeito, qualidade e dedicação. Entre algumas das iniciativas estão o Projeto Cine Galileu; Contação de Histórias; Projeto Âncora, Musicoterapia, Gameterapia; Dia do Acompanhante, entre outros.

“A humanização é um dos princípios da Pró-Saúde, por isso, é importante a disseminação da cultura que beneficia diretamente o usuário durante seu tempo de internação”, destaca a responsável pelo setor de Humanização do hospital, Lidiana Sousa.

 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde