Em 14 anos, gestão da Pró-Saúde fez do Hospital Regional em Santarém um dos melhores do Brasil

Entidade filantrópica encerra trabalho no dia 30 de novembro

A Pró-Saúde encerra a gestão do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, nesta quarta-feira, dia 30 de novembro. Durante 14 anos, o trabalho da entidade filantrópica reposicionou a unidade de saúde para a seleta lista de melhores hospitais públicos do país.

No mais recente reconhecimento, ocorrido no início de novembro, o HRBA foi recebeu o prêmio “Melhores Hospitais Públicos do Brasil”. O evento foi promovido pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (IBROSS), em parceria com o Instituto Ética Saúde, Organização Nacional de Acreditação (ONA) e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), órgão ligado à Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em 2015, um ranking divulgado pela revista Exame, uma das mais respeitadas publicações brasileiras sobre economia, também posicionou o HRBA entre os dez melhores hospitais públicos do país.

A Pró-Saúde lembra do trabalho feito para certificar o HRBA. “Criamos uma nova cultura de excelência entre todos os profissionais e médicos do hospital”, afirmou o diretor Hospitalar Hebert Moreschi. Essa mudança de postura, ele disse, foi determinante para transformar o HRBA.

O nível de excelência no atendimento ao público foi alcançado pela primeira vez em 2015. O título é concedido pela Organização Nacional de Acreditação, entidade sem-fins lucrativos que avalia a qualidade de unidades de saúde brasileiras a partir de critérios e métodos reconhecidos internacionalmente. “Mais difícil do que alcançar o nível de excelência é manter esse padrão alto de qualidade dos serviços dedicados à população”, avaliou o diretor Hospitalar.

Em maio de 2020, a Pró-Saúde encomendou ao Datafolha, um dos mais respeitados institutos de pesquisa do Brasil, uma avaliação sobre a percepção dos usuários de hospitais gerenciados pela entidade filantrópica. Segundo o Datafolha, um em cada dez pacientes atendidos em hospitais sob gestão da Pró-Saúde aprovaram o serviço. No HRBA, essa nota de aprovação chegou a 9,4 — de um total de 10.

“Creio que o principal legado deixado pela Pró-Saúde aqui na região de Santarém foi mostrar para a população que é possível termos um hospital público de alta qualidade, cumpridor do seu papel”, avaliou Alba Muniz, diretora Operacional da entidade filantrópica. “Quando bem aplicado, esse modelo de gestão, por meio de parceria com o poder público, resulta em uma melhoria significativa dos serviços para a população”, acrescentou a diretora.

“Como entidade filantrópica, a Pró-Saúde conseguiu simplificar e agilizar os processos. Também desburocratizou a gestão de pessoas, compondo equipes talentosas e comprometidas com a missão de acolher e reabilitar os pacientes”, disse Alba.

Ela também destacou outros aspectos importantes na gestão do hospital. “Os processos de governança corporativa, integridade e transparência praticados pela Pró-Saúde garantiram todo o suporte necessário para a gestão do hospital, com resultados sólidos e seguros”, comentou.

Contratada em 2008 pelo Governo do Estado do Pará, a Pró-Saúde assumiu o HRBA em uma condição desafiadora. A unidade operava parcialmente e ainda havia diversos serviços a serem ativados. “A missão era bem clara: tínhamos de operacionalizar e disponibilizar todos os serviços do hospital para a população, que aguardava por isso”, lembrou Hebert Moreschi. “Já sabíamos na época que um hospital desse porte tinha total condição de atender muito mais pacientes, ampliando seu leque de serviços e, principalmente, atendendo as pessoas com qualidade e humanização”, acrescentou o diretor Hospitalar.

Hoje, o HRBA realiza atendimentos de média e alta complexidades em 40 especialidades e é referência em Oncologia, Neurocirurgia, Ortopedia e Traumatologia e Terapia Renal Substitutiva. Todos esses serviços estão à disposição de, aproximadamente, 1,4 milhão de pessoas, que moram em 30 municípios da região oeste do Pará.

Transplantes, captação de órgãos e pandemia

Com a ampliação dos serviços e o processo de modernização desenvolvido pela Pró-Saúde, o Hospital Regional do Baixo Amazonas implantou novos serviços. Em fevereiro de 2012, a unidade foi habilitada pelo Ministério da Saúde e passou a ser um ponto de captação de múltiplos órgãos. Neste período, foram realizados 44 procedimentos com a captação de 165 órgãos entre rins, córneas, fígados e corações, que salvaram a vida de outros pacientes.

Em novembro de 2016, o Hospital Regional realizou seu primeiro transplante renal. De lá para cá, o serviço já beneficiou 75 pacientes. “Ao ampliar os serviços, o hospital aumentou sua importância para a população de Santarém e região”, observou Emanuel Espósito, médico nefrologista responsável técnico pelo serviço de transplantes.

O mesmo aconteceu na pandemia. No auge, o HRBA também se tornou referência no atendimento de casos com covid-19, chegando a dispor de 90 leitos exclusivos para a reabilitação dos doentes com o coronavírus. Para se ter uma ideia da importância exercida pelo hospital, desde março de 2020, a unidade realizou mais de 27 mil testes na população.

Engajamento

Herbert Moreschi pontua que os resultados alcançados pelo hospital ao longo desses anos é parte de um modelo de gestão que fortalece o papel dos profissionais e médicos.

“A Pró-Saúde sabe que o diferencial de sua gestão é a competência de seu corpo de colaboradores, comprometidos com um modelo focado no paciente”, explicou o diretor Hospitalar. “O compromisso de todos os profissionais com essa causa é o que fez a diferença”, acrescentou.

Jorge Laurido começou sua jornada na Pró-Saúde como encarregado, passou pela supervisão administrativa e hoje é coordenador de faturamento do hospital. São 14 anos de experiência que, segundo ele, ficará marcada em sua carreira.

“Aqui, todos fazem parte e se sentem responsáveis pela reabilitação do doente, em todas as áreas de atuação”, disse.

A enfermeira Ana Cácia Rego, outra profissional que atuou para a Pró-Saúde durante os 14 anos de gestão no hospital, lembra como foi o começo.

“Desde o início a gente percebeu a diferença. Sempre teve muito treinamento, aprendizado, crescimento para os colaboradores. Isso impacta muito positivamente”, contou ela, que hoje coordena a Enfermaria.

“Em nome da Pró-Saúde, só tenho a agradecer aos colaboradores, os médicos e a todos que se dedicaram para que esta história fosse escrita com muito trabalho, inspiração e excelência. O orgulho e a gratidão são imensos”, afirmou Hebert Moreschi.

Gestão Pró-Saúde no Hospital Regional do Baixo Amazonas

2008—2022

40 especialidades

1,4 milhão de pessoas na área de cobertura, em 30 municípios

56.969 cirurgias

818.430 atendimentos ambulatoriais e consultas

65.173 internações

8 milhões de exames

150 mil atendimentos de urgência e emergência

1.332 funcionários

178 médicos

* Dados referentes até outubro de 2022 

Principais Prêmios e Certificações

  • ONA 3 Acreditado com Excelência, pela Organização Nacional de Acreditação
  • Melhores Hospitais Públicos do Brasil, Ibross, OPAS e ONA
  • Hospital Amigo do Meio Ambiente
  • Programa Green Kitchen
  • Selo Materiality Disclosures, emitido pela Global Reporting Initiative 
  • Signatário do Pacto Global da ONU
  • 1º lugar no 4º Seminário Internacional de Segurança do Paciente e Acreditação em Saúde 2021

Único hospital da região norte a integrar a edição 2020 do Relatório Hospitais que Curam o Planeta, promovido pela organização não-governamental internacional Salud Sin Daño (Saúde Sem Dano).

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde