Home » Dom Cláudio Hummes visita HRBA, abençoa pacientes e elogia qualidade dos serviços

Dom Cláudio Hummes visita HRBA, abençoa pacientes e elogia qualidade dos serviços

O cardeal Dom Cláudio Hummes esteve no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA), na tarde deste sábado (1/8), onde  percorreu várias alas da instituição para abençoar a vida de pacientes e acompanhantes, sempre dando uma palavra de força e esperança. Ele também  conheceu o trabalho realizado pelos colaboradores do hospital, que é referência no interior da Amazônia.

“É fundamental encorajar as pessoas que estão sofrendo e demonstrar que são amadas, queridas e que todo mundo está torcendo. O tratamento não se faz apenas profissionalmente, mesmo com toda a tecnologia, o paciente precisa sentir isso. Esse encorajamento é fundamental”, afirma o cardeal.

Ele visitou diversos setores e abençoou dezenas de vidas. O paciente Francisco dos Santos ficou muito feliz com a visita do cardeal. “É muito significante receber a presença de um homem de Deus no momento em que mais precisamos. A fé é fundamental para enfrentar nossas doenças e superar nossos problemas”, diz Francisco, que vai passar por uma cirurgia no estômago.

O cardeal é presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia da CNBB e ficou impressionado com estrutura e os serviços oferecidos pelo HRBA – administrado pela Pró-Saúde, Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato com a Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa). “Foi um boa surpresa encontrar um hospital de tamanho porte com estrutura de qualidade e excelência em trabalho. Eu visito toda essa Amazônia e sempre encontro bastante precariedade, o que é preocupante, e encontrar um ponto como este aqui é uma boa notícia”, elogia Hummes.

O Diretor Geral do Hospital Regional, Hebert Moreschi, ressaltou a importância da visita do religioso como parte da humanização do tratamento. “É uma honra muito grande. Nós enxergamos os pacientes em todos os aspectos, e isso faz parte da humanização, levando conforto e encorajamento em todas as áreas. Ele é uma pessoa que faz um trabalho importantísimo no Brasil e até fora, levando a palavra de Deus.”, conta.

Dom Cláudio Hummes havia planejado uma visita mais longa a região, este mês, mas foi chamado com urgência pelo Papa Francisco para ir a Roma participar de um encontro com prefeitos de grandes cidades do mundo. Após o encontro, ele chegou a Santarém no dia 23 de julho. Durante esses dias, esteve, também, em Óbidos e Itaituba. O retorno dele para São Paulo está agendado para domingo (2).

Ampliar fonte
Contraste
Voltar para o topo da página - Pró-Saúde