Dia Mundial da Segurança do Paciente mobiliza profissionais de saúde no sudeste paraense

O Hospital Yutaka Takeda também promoveu programações alusivas ao Setembro Amarelo

Para reforçar o compromisso com a qualidade assistencial, o Hospital Yutaka Takeda (HYT), unidade privada e reconhecida como um dos melhores hospitais do Brasil, promoveu junto aos colaboradores uma programação alusiva ao 17 de setembro, Dia Mundial da Segurança do Paciente.

A programação, com o tema “Profissionais seguros, pacientes seguros”, e desenvolvida entre os dias 13 e 16 de setembro, colocou em pauta a saúde dos pacientes e dos próprios profissionais, com palestras sobre a importância da empatia e do atendimento humanizado.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Segurança do Paciente é um dos seis atributos da qualidade do cuidado e tem adquirido, em todo o mundo, grande importância para os pacientes, famílias, gestores e profissionais de saúde com a finalidade de oferecer uma assistência mais segura.

Para chegar no auditório onde aconteceram as atividades, os profissionais passavam pelo corredor chamado de “Um banho de segurança”. Com as seis cores das metas internacionais de segurança, o espaço lúdico reforçava os objetivos de cada uma delas.

As seis metas de segurança são: 1) Identificação Correta dos Pacientes; 2) Comunicação Efetiva; 3) melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos; 4) Cirurgia Segura; 5) Redução do risco de infecções associadas aos cuidados em saúde e 6) Reduzir o risco de quedas e lesão por pressão.

De acordo com a enfermeira Annallena Silva, coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), o tema da campanha desse ano reforça que trabalhar com a empatia é essencial para que a saúde emocional do paciente.

“Quando você alia empatia e atendimento humanizado, o paciente tem mais chances de apresentar melhoras rápidas, pois uma vez que se trabalha o psicológico do paciente diminuindo o impacto do tratamento, conseguirmos gerar uma experiência positiva na sua internação hospitalar. E isso proporciona uma segurança maior ao paciente e sua família”, explicou a enfermeira.

Além disso, o atendimento humanizado é um dos pilares que definem o conceito de saúde. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde significa “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afeções e enfermidades”. Ou seja, o bem-estar físico do paciente deve estar alinhado ao bem-estar mental para uma saúde completa.

Setembro Amarelo

Todos os anos o Hospital Yutaka Takeda vem realizando ações de conscientização, bem como treinamentos para atendimento e manejo clínico de saúde mental.

A Campanha de Segurança do Paciente 2021 do hospital também abordou a pauta “Falar é a melhor solução para a prevenção ao suicídio”, referência a campanha Setembro Amarelo, que discute as questões relacionadas com a depressão, tratamento e prevenção.

Segundo a OMS, o suicídio é a segunda causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. Ainda de acordo com o estudo, a cada 40 segundos, uma pessoa se suicida no mundo e 79% dos casos se concentram em países de baixa e média renda.

Valorize a vida. Se precisar, ligue 188. O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Acesse para mais informações e/ou para contato também por e-mail e chat https://www.cvv.org.br/.

A Semana de Segurança do Paciente no Yutaka Takeda foi uma ação integrada que contou com o apoio do Núcleo da Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), Comissão de Humanização, Núcleo de Educação Permanente (NEP), Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e os profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Parauapebas.

Qualidade assistencial reconhecida

O Hospital Yutaka Taketa foi construído pela Vale em 1986, sendo gerenciado pela entidade filantrópica Pró-Saúde desde 1997. A unidade está localizada em meio a Floresta Nacional de Carajás, e realizou mais de 200 mil atendimentos em 2020.

A unidade é reconhecida como um dos melhores hospitais do Brasil, certificado com a ONA 3 – Acreditado com Excelência, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O certificado atesta que o Yutaka possui padrões internacionais de segurança e qualidade assistencial voltado ao paciente.

O Yutaka também foi a primeira unidade de saúde no Brasil certificada pelo Programa Nacional de Qualidade (PNQ), do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

O hospital ainda conta com o selo “Green Kitchen”, concedido pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (FUPAM), e o recebimento do reconhecimento pela participação no Desafio Resíduo, da Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis (Global Green and Healthy Hospitals – GGHH).

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde