Dia Internacional das Mulheres: respeito e reconhecimento pautam atuação da Pró-Saúde

O último ano de pandemia impôs sacrifícios e desafios para toda a sociedade, especialmente, para o setor da saúde. E foi nessa área que as mulheres demonstraram todo o seu valor e liderança incontestável. Na Pró-Saúde, não é exagero afirmar que nossa excelência e inteligência na gestão são alcançadas pela força de trabalho feminina: elas representam 72% de nosso quadro de colaboradores.

Os dados são parecidos quando avaliamos o cenário nacional e o total de profissionais em atividade. Além do quadro assistencial – estando à frente dos postos de Enfermagem e outras áreas médicas –, temos bons exemplos nos cargos de chefia. Em nossa história recente, pudemos conviver e aprender com a Diretora Executiva-Geral, Dra. Wanessa Portugal, modelo de gestora, que nos deixou precocemente, mas seu legado segue inspirando nossa gestão.

São tantas histórias e inspirações, vindas de todos os cantos do Brasil, que neste ano a Pró-Saúde decidiu apresentar uma homenagem para reconhecer o papel das mulheres no combate à pandemia da Covid-19. A campanha aborda traços relevantes das mulheres, como a eficiência, a humanidade e a liderança. Em um ano marcado, também, pelo choro de tantas delas, que perderam pacientes, familiares, pais, maridos, filhos e amigos, nosso singelo agradecimento significa um abraço, mesmo a distância, para levar conforto e encorajamento para que sigam em frente.

Em sua mensagem pelo Dia Mundial da Paz, solenidade de Maria Santíssima Mãe de Deus, o Papa Francisco comoveu a todos: “Se queremos tecer de humanidade as tramas dos nossos dias, temos de recomeçar da mulher. O renascimento da humanidade começou com a mulher”. Suas sábias palavras nos mostram o caminho para reconstruir-nos após tantas perdas e dores provocadas pela pandemia do novo coronavírus.

Mais do que agradecer, a campanha da Pró-Saúde une-se à proposta pela ONU Mulheres, braço da Organização das Nações Unidas (ONU). A instituição mundial traz como temática o comando e a igualdade: “Mulheres na liderança: alcançando um futuro igual em um mundo de Covid-19”. Nossa causa foi e sempre será a valorização das mulheres, mães, profissionais da saúde e médicas em seus múltiplos papéis. Que mais e mais pessoas sejam alcançadas pelas palavras do Santo Padre: “As mulheres não só dão a vida, mas nos transmitem a capacidade de olhar além, de sentir as coisas com o coração mais criativo, mais paciente, mais tenro”.

Em tempos de isolamento e exaustão, parabenizo todas as mulheres que estão à frente do atendimento às vítimas da Covid-19. E, também, rogo à Virgem Maria, Mãe do Menino Jesus, a benção e a proteção a todas as colaboradoras e colaboradores da Pró-Saúde, e seus familiares.

Pe. Wagner Augusto Portugal
Diretor Executivo-Geral da Pró-Saúde

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde