Dia do Psicólogo é comemorado no HECC e no HEGV

Na última quinta-feira, dia 27, foi comemorado em todo o Brasil o Dia do Psicólogo. Para homenagear este profissional tão importante nas unidades médicas, o Hospital Estadual Carlos Chagas (HECC) e o Hospital Estadual Getúlio Vargas (HEGV), ambos no Rio de Janeiro, realizaram algumas atividades.

O HECC promoveu palestras nos dias 26 e 27, que tiveram como tema “Postura e Conduta dos profissionais junto aos pacientes e familiares frente às situações dentre das UTI’s”. O evento aconteceu no auditório e contou com a participação de 50 colaboradores.

“O objetivo da atividade foi orientar e conduzir os colaboradores, a saber, lidar com as situações junto aos pacientes e familiares, percebemos a necessidade de uma orientação de como os colaboradores se comportar em determinadas situações dentro de um setor fechado”, explicou Raquel Martins da Silva, gerente administrativa do HECC.

No Hospital Getúlio Vargas, o Dia do Psicólogo foi comemorado com um café da manhã e uma roda de conversa entre a equipe de psicologia. O encontro refletiu sobre principais aspectos e dificuldades da prática na unidade, além do agradecimento pela dedicação e empenho pelo trabalho desenvolvido.

“A equipe de Psicologia do HEGV possui 17 profissionais e presta atendimento psicológico aos pacientes e familiares em todos os setores do hospital, acompanha visitas nas UTI’s, participa de rounds multiprofissionais, presta suporte durante comunicado de óbito. O trabalho do psicólogo consiste em escutar, acolher e minimizar o sofrimento psíquico durante a hospitalização e contribui para humanização hospitalar”, esclareceu Josiane Luz, integrante do Núcleo de Educação Permanente do HEGV.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde