Dia do nutricionista é celebrado no Hospital de Altamira

As nutricionistas do Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, sudoeste do Pará, receberam homenagens em virtude da passagem do Dia do Nutricionista. A profissão é fundamental para a recuperação da saúde dos enfermos, pois repassa informações nutricionais adequadas e específicas.

O Hospital Regional disponibiliza o Serviço de Nutrição e Dietética (SND), responsável pela produção de refeições de usuários e para colaboradores. Em média, o SND produz mil refeições diariamente. “Quando cheguei no Hospital Regional achei que não gostaria das refeições, porque todo mundo diz que comida de hospital é sem graça. Mas, isso é mentira! A refeição daqui é deliciosa”, contou a comerciante, Lucília Rodrigues, que acompanha a mãe em tratamento na unidade.

De acordo com a coordenadora do SND, Luiza Né, a profissional nutricionista é a responsável por fazer todo o planejamento alimentar da instituição. “É um desafio muito grande trabalhar com o alimentos. Ele é a base de subsistência do homem. As refeições precisam ser saudáveis e ter qualidade. Aqui, nos deparamos ainda com a aceitação do alimento pelo paciente, que está doente, pouco receptivo e isso interfere na recuperação dele. Por isso, temos que estar atentas”, explicou. 

Palestras e orientações variadas que abordam a educação nutricional também são promovidas pelas nutricionistas. A diretora de Apoio Assistencial, Luciane Madruga, ressaltou que o trabalho das nutricionistas interfere na qualidade de vida de colaboradores e usuários. “São elas que repassam informações essenciais sobre a alimentação diária de hipertensos e diabéticos, por exemplo. Cria-se soluções que garantem uma melhor qualidade de vida para as pessoas”, disse 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde