Dia D Mais Saúde alerta sobre colesterol e tabagismo

Com a proposta de chamar atenção da comunidade para os riscos do colesterol e tabagismo, o Dia D Mais Saúde, evento realizado pela Pró-Saúde – Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar em parceria com a Prefeitura de Araguaína levou para a Avenida Neblina uma equipe com nutricionista, dentista, técnicos de enfermagem e médico clínico geral. Uma atividade que para o diretor geral da Pró Saúde em Araguaína, Joaquim Fônseca Júnior, significa atender a missão de também promover a saúde. “Em agosto o alerta é para combater o colesterol e tabagismo. E nós entendemos que além de atendimento médico é preciso também promover a saúde”, finalizou.

Em apenas alguns minutos foi possível verificar a pressão arterial, o peso, a altura e ainda receber orientações sobre alimentação correta e a importância de atividades físicas. Atitudes essenciais para ficar longe dos males causados pelo colesterol alto e tabagismo.

Dona Marly estava passando pelo local e resolveu parar. Ela verificou a pressão arterial, conferiu o peso e conseguiu tirar dúvidas. Hoje, aos 50 anos, o projeto de vida é cuidar da saúde. Ela fumou cigarro durante 30 anos, mas conseguiu abandonar o vício e há dois anos também passou a praticar atividade física. “Parar aqui me fez perceber que estou no caminho certo. Fumar era um problema de toda família. Até que um dia resolvi optar pela vida. E sei que foi a melhor escolha que fiz”, comentou Marly Diniz.

Quando saiu de casa, dona Maria Antônia queria fazer caminhada e incentivar o netinho João Lourenço, de apenas oito anos de idade, a se preocupar em cuidar da saúde. “Fiz questão de ver como anda minha saúde e fazer com que o João também recebesse orientações dos especialistas. Ele está um pouco gordinho e precisa entender sobre os cuidados desde pequeno”, disse Maria. João gostou da proposta, verificou o peso e ouviu as orientações. “Todos têm que se cuidar, a gordura só traz doença”, comentou.