“Devemos acreditar na ciência”, diz o primeiro profissional vacinado no Hospital Regional do Baixo Amazonas

Com 56 anos, o cardiologista do hospital foi imunizado contra a Covid-19 nesta quarta-feira, 20

Com 12 anos de atuação no Hospital Regional do Baixo Amazonas, o cardiologista Antônio Carlos foi o primeiro profissional de saúde vacinado contra a Covid-19 na unidade.

A imunização aconteceu na manhã desta quarta-feira, 20, durante ação de celebração à vida, realizada pelo Regional do Baixo Amazonas, principal hospital na região do Oeste do Pará.

Após ser imunizado, o cardiologista de 56 anos, mesmo emocionado, fez questão de destacar a importância da prevenção e a crença na ciência.

“Me sinto privilegiado representando os profissionais. A vacinação é o caminho, a ciência mostra isso. Vamos seguir atendendo os nossos pacientes, mas agora teremos a esperança de que tudo vai melhorar”, disse.

Além do profissional, outros colaboradores do hospital também foram vacinados. Entre eles médicos, infectologistas, fisioterapeutas, enfermeiros, auxiliar de higiene e limpeza, além de técnico e engenheiro hospitalar.

Assim como Antônio Carlos, os profissionais fazem parte do grupo que atua no enfrentamento da doença, muitos desde o início dos primeiros casos de pacientes infectados no Pará, em março de 2020.

Na primeira fase da campanha, serão vacinados trabalhadores de saúde; pessoas com mais de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência e indígenas aldeados.

Dez primeiros vacinados

A enfermeira Nilcilene Sampaio foi um dos dez profissionais do hospital vacinados na manhã desta quarta.

Para Nilcilene, essa primeira etapa representa um importante passo para a saúde, evitando que mais pessoas sejam contaminadas e salvando vidas.

“Tivemos muito medo no início, mas enfrentamos com força e estamos aqui para pedir para a população se vacinar assim que possível. Devemos continuar nos protegendo”, ressalta.

Em ato simbólico, representando os diversos setores envolvidos no tratamento de pacientes com o novo coronavírus, o Hospital Regional do Baixo Amazonas começou a imunização dos mais de 1.600 profissionais que atuam na unidade.

Somente nesta quarta-feira, a previsão é que sejam imunizados 960 profissionais.

“É um dia que vai ficar marcado na história dos profissionais e de toda região do Baixo Amazonas. A vacinação representa a esperança. Nossas equipes multiprofissionais foram incansáveis no enfrentamento da pandemia, e agora vemos uma luz para que essa pandemia se encerre preservando a saúde da população”, comemora o diretor Hospitalar, Hebert Moreschi.

Reconhecido nacionalmente pela qualidade assistencial e por estar entre os melhores hospitais públicos do Brasil, de acordo com a Organização Nacional de Acreditação (ONA), o Regional do Baixo Amazonas é referência para mais de 1,3 milhão de pessoas no oeste do Pará.

Desde o começo da pandemia, o hospital já contribuiu para a recuperação de mais de 700 pessoas com a Covid-19, entre pacientes e profissionais de saúde.

Mantido pelo Governo do Pará, a unidade é gerenciada pela Pró-Saúde, instituição filantrópica com atuação há mais de 50 anos na prestação de serviços em saúde e administração hospitalar.

Ampliar fonte
Contraste