Descubra quais emergências em saúde podem ser prevenidas com o check-up anual

Principais atendimentos realizados pela UPA Zona Leste de Santos são de dor torácica, AVC e infecção bacteriana

As doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de morte no Brasil e no mundo. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, cerca de 14 milhões de brasileiros têm alguma doença no coração e cerca de 400 mil morrem por ano em decorrência disso.

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h Zona Leste, em Santos (SP), que pertence a rede pública de saúde da Prefeitura de Santos, e é gerenciada pela entidade filantrópica Pró-Saúde, os principais atendimentos de urgência e emergências realizados nos últimos três meses foram queixas de dor torácica, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e infecção bacteriana.

De acordo com pesquisas, além da prática de hábitos mais saudáveis, esses problemas de saúde podem ser evitados ou tratados de forma mais rápida e efetiva, quando diagnosticadas precocemente, por meio de consultas e exames preventivos, que constituem o check-up médico anual.

Check-up significa “checar”. Em saúde consiste em uma avaliação médica de rotina com exames específicos, de acordo com idade, sexo e histórico familiar. É extremamente importante porque o médico investiga a presença de doenças existentes, que ainda não se manifestaram.

“A dor torácica, por exemplo, recorrente nos atendimentos de emergência, é um sintoma que pode evoluir para o infarto agudo do miocárdio e pode ser sinal de uma doença coronariana crônica, que resulta na obstrução de artérias e vasos”, explica a médica cirurgiã vascular periférica, Gisele Abud, que também atua como diretora Técnica da UPA.

“Se você tem hipertensão e consegue controlar os níveis da pressão porque faz acompanhamento médico rotineiro, você está evitando que aconteça, por exemplo, um AVC hemorrágico. Se é diabético e cuida da sua saúde continuamente, evita o desenvolvimento de outras doenças decorrentes da diabetes, como a insuficiência renal”, complementa a cirurgiã.

Confira os exames geralmente avaliados durante o check-up:

  • Exames de sangue para a detecção de doenças como diabetes, alteração do colesterol e infecções;
  • Exames de urina para identificar se há infecções urinárias, doenças renais e doenças sistêmicas (que afetam todo o corpo);
  • Exames de fezes para investigar problemas no sistema digestivo, infecções e intolerâncias alimentares;
  • Exames sorológicos para verificação da presença de infecções sexualmente transmissíveis;
  • Eletrocardiograma para acompanhar irregularidades cardíacas.

Há ainda exames específicos para cada sexo, como papanicolau, ultrassom transvaginal, mamografia e densitometria óssea para mulheres, e toque retal, exame e ultrassom testicular e do aparelho urinário para o público masculino. “São exames que podem detectar precocemente, por exemplo, alguns cânceres mais comuns no país, como de mama e de próstata, proporcionando maiores chances de cura”, enfatiza a especialista.

O check-up pode ser feito por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). O primeiro passo é procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS). A equipe médica fará a abordagem preventiva e solicitação de exames de acordo com a necessidade do paciente.

“A prevenção é o melhor tratamento. Checar a saúde é fundamental para uma vida saudável”, finaliza a médica.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde