Curso de capacitação de evasão em situações sinistras prossegue até sexta

Promovido pelo Hospital Metropolitano de Urgência e Metropolitano (HMUE) em parceria com a Cruz Vermelha Brasileira, o curso de capacitação de evasão em situações sinistras está tendo uma boa adesão dos colaboradores do hospital.

A fisioterapeuta Catarina Nasser foi uma das participantes que adquiriu conhecimentos teóricos e práticos. “Temos a convicção, dentro do hospital, que precisamos salvar vidas em qualquer tipo de situação”, disse. Catarina participou de uma simulação prática acerca de como evitar a propagação de um incêndio. “Foi muito interessante, me surpreendeu e superou as expectativas”.

O gestor operacional do Departamento de Socorro da Cruz Vermelha, Carlos Moraes, ressaltou que a ideia é propagar ações preventivas, evitando situações de sinistro de qualquer natureza. “Primeiramente, trabalhamos a prevenção para atuarmos de forma eficaz. Nosso objetivo é alcançar o maior número possível de colaboradores e isso vem acontecendo”, avaliou Moraes. “Caso venha a ter uma situação sinistra, o HMUE terá colaboradores para amenizar e até mesmo atuar preventiva”, garantiu.    

Prezando pela segurança do colaborador e dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), o curso aborda temáticas como Primeiros Socorros, Combate a Princípio de Incêndio e Regras e Comportamento de Evasão. A programação iniciou no último dia 20/06, estendendo-se para o dia 24/06, tendo como local o auditório e áreas internas e externas do hospital. Duas turmas estão sendo treinadas no período da manhã e tarde. No total, a capacitação terá 20 horas, tendo quatro horas diárias.  

O diretor administrativo e financeiro do HMUE, Itamar Monteiro, falou sobre a relevância do curso que objetiva abranger o maior número possível de colaboradores. 'Tal capacitação é muito importante em um ambiente hospitalar, pois na ocorrência de sinistros de qualquer natureza, todos devem estar preparados para conduzir de forma segura e adequada a evacuação do prédio. Portanto, este treinamento deve ser direcionado a todos os colaboradores da instituição', frisou.

O HMUE já atende a uma Norma Brasileira de Registro, número 14.276, cujo requisito dispõe sobre brigada de incêndio. O Metropolitano tem um grupo composto por 47 colaboradores, cuja função é treinar trabalhadores para estarem atentos na prevenção e combate a eventuais riscos de sinistro, abandono de área e primeiros socorros. 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde