Crianças participam do 1º Carnaval do Hospital Oncológico Infantil

Marchinhas de carnaval, brincadeiras, oficina de máscaras, fantasias e muita diversão tomaram conta do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (HOIOL) durante este Carnaval. Crianças, acompanhantes e até os colaboradores entraram no clima. A alegria contagiou a unidade.

A festa carnavalesca começou quinta-feira, 04/02, quando aconteceu o 1º Grito de Carnaval do Oncológico Infantil com a participação da Banda Vale Música, que animou o corredor da enfermaria, brinquedoteca e o hall de espera do ambulatório. De acordo com a idealizadora do projeto no estado do Pará, Glória Caputo, a música é um instrumento que contagia a todos. “A musicoterapia está muito forte ao redor do mundo, pois ela tem o dom de fazer feliz, e carrega consigo uma carga emocional de alegria muito grande” relata.

Já o primeiro Bailinho de Carnaval do Oncológico Infantil ocorreu no sábado, 06/02. A festa foi animada por membros da escola de samba Quem são eles. As crianças em tratamento na unidade se fantasiaram e mostraram que têm samba no pé. De acorra com Silvana Silva, mãe da paciente K.S., dez anos, a programação festiva contribui para a distração das crianças e ainda, para esquecerem a dor. “Hoje ela acordou empolgada para vestir a fantasia e participar da festa” disse a mãe demonstrando sua felicidade.

Dona Silvana ressaltou que programações como essas, ajudam a passar o tempo dentro do hospital. “Às vezes ficamos entediados de ficar dentro do quarto, então quando tem alguma programação diferente, já ajuda a ocupar nossa cabeça e mais do que isso, ver o sorriso no rosto dos nossos filhos não tem preço”, comemora.

Segundo a Diretora Geral do Hoiol, Alba Muniz, o clima festivo na unidade hospitalar tem contribuído para amenizar o momento de dor e sofrimento dos usuários. “A rotina dentro de um hospital em sua grande maioria é desgastante e entediante, principalmente quando são crianças em tratamento, por isso, sempre pensamos em atividades alegres e lúdicas, para que os dias aqui dentro sejam mais leves e divertidos”, ressalta.

Quem concorda com a diretora é o coordenador geral do grupo Doutores da Alegria, Silvio Sá. “Já foi comprovado que a risoterapia é eficaz no tratamento de doenças, através do sorriso e do lúdico é possível alcançar resultados positivos para cura” diz. O grupo esteve no hospital nesta segunda-feira, 08/02, e levou muita alegria para as crianças, com a apresentação de números de mágica, acrobacias, malabarismos e teatro de fantoches.

Todas as programações carnavalescas ocorreram na Brinquedoteca da instituição. Mas, os pacientes que não puderam levantar do leito, também foram contemplados, pois os profissionais, a exemplo dos enfermeiros, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem, se transformaram em super-heróis e personagens infantis todos esses dias, e chamaram a atenção dos pequenos durante os atendimentos.

O Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo pertence ao Governo do Estado do Pará, especializado no tratamento de câncer infanto-juvenil, a unidade é administrada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar,sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA).

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde