Crianças em tratamento oncológico no HOIOL assistem à passagem da Tocha Olímpica

A ansiedade e espera pela passagem da Tocha Olímpica em frente ao Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (HOIOL) terminou no último dia 15/06 para o pequeno G.S.S, de 11 anos. “Desde que a professora avisou que a tocha ia passar aqui na frente do hospital, ele ficou todo animado e ansioso para assistir, e hoje ainda veio todo arrumado” relata a mãe Selisvane Silva, que acompanhou o filho nessa espera.

“Eu quero saber como ela é, e também poder contar para meus outros colegas que vi bem de pertinho” diz o garoto que luta contra o câncer desde 2014, e realiza todo seu tratamento no HOIOL, inclusive fazendo parte da Classe Hospitalar, que funciona dentro da unidade, onde desenvolve suas atividades pedagógicas diariamente.

Quando o percurso da passagem da Tocha Olímpica por Belém foi divulgado, imediatamente a equipe de Humanização do hospital pensou em uma programação especial para marcar o momento. Segundo a diretora geral, Alba Muniz, é importante envolver as crianças e proporcionar a elas esse momento de descontração e alegria. “É emocionante ver no rostinho deles a alegria e o entusiasmo, alguns sem entender ainda direito, mas mesmo assim sorrindo e vibrando” relata.

Para entrar no clima dos jogos olímpicos, que acontecerá no mês de agosto no Rio de Janeiro, os professores que atuam na Classe Hospitalar do HOIOL estimularam os alunos a produzirem bandeirinhas do Brasil e do Pará. “É visível observarmos aqui uma grande ação coletiva e a união entre o hospital, a escola, os pacientes e os familiares, procuramos arrumar tudo do jeitinho que eles gostam, com muita alegria e diversão” diz o professor Roberto França.

Para envolver e distrair as crianças enquanto aguardavam a passagem da Tocha, o grupo Doutores da Alegria animavam com palhaçadas e números de mágica. Cerca de 15 crianças, acompanhadas de seus familiares, estavam presente na hora do revezamento, que ocorreu bem em frente ao hospital, às 17h20.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde