Natal

Crianças em tratamento no Oncológico Infantil recebem presentes do Papai Noel

Por meio de projeto de humanização da unidade, os pequenos tiveram uma tarde de alegria e realizações com a presença do bom velhinho e outros personagens

A ação de entrega dos brinquedos arrecadados pelo Projeto “Cartinhas – um sonho de Natal”, realizada nesta quarta-feira (22), no Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém, garantiu sorrisos e realizou desejos de crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer.

Mais de 200 crianças tiveram seus desejos realizados por meio de padrinhos que adotaram as cartinhas ao longo do mês de dezembro, em uma ação itinerante, que envolveu todos os setores do hospital e sua rede de voluntariado.

As cartinhas foram escritas por pacientes das Unidades de Internação, da Classe Hospitalar, e por crianças e adolescentes acolhidos pelas Casas de Apoio localizadas em Belém.

Entre as cartas estava a da paciente Andressa Manuele Lopes, de 14 anos, moradora de Ananindeua. A adolescente, que está internada há quase dois meses em tratamento contra uma leucemia, é amante dos livros e por isso, o presente não poderia ser outro: um livro.

Neste ano, a jovem resolveu acatar a sugestão recebida dos seus amigos para ler a obra “Orgulho e Preconceito”, da escritora britânica Jane Austen, romance publicado pela primeira vez em 1813.

“Me sinto imensamente grata pelo projeto solidário e pelos presentes que recebi. O meu coração se enche de alegria em saber que esse projeto vem ajudando e alegrando diversos pacientes, assim como eu”, disse a adolescente sobre a iniciativa do Oncológico Infantil.

Para a realização de algumas atividades foi reservado um espaço na entrada principal do hospital, que funcionou como o “Palco Solidário”, utilizado para os recebimentos de presentes e realização de ações socioeducativas, desenvolvidas por voluntários e colaboradores.

O Hospital Oncológico Infantil desenvolve todos os anos várias ações socioeducativas no período natalino. Este ano, além da produção de cartinhas, houve ainda contação de histórias de Natal nas brinquedotecas e nos leitos, apresentações de grupos teatrais e musicais, visitas de duplas futuristas iluminadas, robô gigante, mascotes de times de futebol e diversas visitas dos Papais-Noéis, dentre outras atividades lúdicas que contribuem para a melhora dos pacientes durante a internação.

Um dos padrinhos solidários do projeto “Cartinhas – um sonho de Natal”, foi Thiago Pinheiro, psicólogo da Pró-Saúde que atua na equipe de Cuidados Paliativos do Oncológico Infantil. “Essa iniciativa nos faz retornar ao nosso eu criança e vivenciar a magia do Natal. Se considerarmos que o ato de solidariedade potencializa a nossa saúde mental, podemos dizer que todos são presenteados”, refletiu o psicólogo.

O Oncológico Infantil é uma unidade que integra a rede pública do Governo do Estado do Pará, sendo administrada pela entidade filantrópica Pró-Saúde. O trabalho de humanização no hospital é uma atividade permanente nos cuidados assistenciais com o espírito de acolhimento aos pacientes infantojuvenis. Referência na Região Norte, atualmente, atende a crianças e a adolescentes de zero a 19 anos dos municípios do Pará e Amapá.

 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde