Crianças em atendimento no Hospital Metropolitano participam de atividades lúdicas

A programação desta terça-feira contou com encenação teatral e contação de histórias; ações integram a 1ª Semana Pró-Infância da Pró-Saúde

Incentivar a leitura entre crianças em atendimento no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua, a partir de histórias e teatro. Esse foi o principal objetivo da ação “Vivendo Nossas Experiências”, realizada na tarde desta terça-feira (23), na unidade, que é referência no Estado para traumas e queimados.

Durante a programação, os pequenos conheceram mais sobre a história do menino Guto, que esteve em tratamento no HMUE, e descreveu como foi a experiência de quebrar o braço e precisar ficar internado. Vindo de Santa Maria, interior do Pará, entre outros versos, o menino dá dicas para os colegas sobre como prevenir acidentes.

“Precisamos obedecer nossos papais”, “não mentir ou se colocar em situação de perigo”, são algumas das mensagens que compõem o conto escrito pelo garoto e encenado pelos pedagogos que atuam na Classe Hospitalar do Hospital Metropolitano.

Ao lado do filho, o pequeno Cristian Levi, de três anos, Maria Elena, 28, participou da atividade. Para ela, mais que um ambiente de aprendizagem, a ação serviu para amenizar os sentimentos negativos trazidos pela internação.

“Foi muito bom participar do teatro aqui dentro do Hospital. Nunca tinha visto isso de perto e aqui, tive essa oportunidade ao lado do meu filho”, diz a dona de casa, vinda do município de Capanema.

A programação faz parte de um cronograma de ações pensadas pela Pró-Saúde, entidade filantrópica que gerencia o Hospital Metropolitano, para celebrar a Semana Pró-Infância, que acontece entre os dias 23 e 25 de agosto, com atividades educativas.

O objetivo do evento é dar visibilidade às ações institucionais relacionadas ao tema da primeira infância, período que vai desde a gestação até os seis anos de idade, e sua importância na garantia dos direitos e da proteção integral das crianças.

“No Metropolitano, queremos agregar com conhecimentos novos e estimular a leitura, o teatro, esse mundo mais colorido direcionado às crianças. A nossa missão é promover também o acesso à educação, ao ensino e aprendizagem, ainda que dentro de um hospital”, afirma Natália Failache, supervisora de Humanização do HMUE.

Programação da Semana Pró-Infância no HMUE
24/8 – Roda de conversa sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com pais e responsáveis, no hall da clínica pediátrica;
Apresentação teatral cultural, realizada pelos professores da Classe Hospitalar;
Sessão de cinema para as crianças.

25/8 – Oficina de brinquedos com material reciclável.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde