Crianças do Regional do Baixo Amazonas participam de festividade no Dia de São João

As crianças que estão internadas para tratamento no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, comemoraram o 24 de junho – Dia de São João – de forma bem divertida, com uma linda festa junina.

A atividade foi realizada nos leitos dos pequenos da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e Clínica Pediátrica, que mesmo internados, não deixaram de se preparar para o festejo à caráter, com chapéus de palha, vestidos, adornos e tudo o que essa época tão especial tem direito.

A ação foi realizada pelo Grupo de Ações e Eventos de Valorização Humana (Gaevh) do HRBA.

Samara Klaim, terapeuta ocupacional e presidente do Gaehv, ressalta que as ações realizadas em datas comemorativas dentro do hospital são positivas para os pacientes e seus familiares, além de ajudar na adesão ao tratamento.

“As crianças ficam muito felizes com essas festas, entram a fundo com a gente, e nós também nos sentimos muito gratos por poder proporcionar esse momento a elas. Com essas atividades, vemos também uma melhor adesão ao tratamento”, afirma a terapeuta.

O Regional do Baixo Amazonas, unidade do Governo do Estado do Pará gerenciada pela entidade filantrópica Pró-Saúde, atua como referência para uma população estimada em mais de 1,4 milhão de pessoas, residentes em 30 municípios da região Oeste do Pará, Xingu e Baixo Amazonas.

A comemoração junina contou com brincadeiras nos leitos, como pescaria, e entrega de presentes às crianças, além de uma animada quadrilha, formada pelos profissionais da assistência, que trouxe ainda mais alegria aos pacientes que puderam assistir à apresentação.

Rosimeire Santos Ferreira, de 31 anos, é mãe da paciente Noemi Santos Ferreira, de 7 anos, que faz tratamento para osteogênese imperfeita, e destaca a felicidade da filha em viver experiências como esta durante a sua internação.

“É um momento de descontração para as nossas crianças. A minha filha está muito alegre por participar, já que viemos de um momento de isolamento por conta da pandemia e ela não podia ter contato com outras crianças”, compartilha a mãe.

“Realizamos estas ações não apenas como lazer, mas como terapia e ferramenta de humanização, item preconizado pelas diretrizes do Governo do Pará e da Pró-Saúde. Com o São João, nossa equipe proporciona bem-estar para pacientes e seus familiares, seguindo todas as recomendações que uma assistência segura em saúde exige”, explica o diretor Administrativo e Financeiro, Bruno Rezende.

O Regional do Baixo Amazonas presta atendimento 100% pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em 40 especialidades médicas, sendo referência em Oncologia, Neurocirurgia, Ortopedia e Traumatologia e Terapia Renal Substitutiva.

O HRBA é reconhecido como um dos dez melhores hospitais públicos do país, e faz parte de um seleto grupo no Brasil que possui o certificado ONA 3 – Acreditado com Excelência, selo de qualidade que, há sete anos, tem sido concedido ao hospital pela Organização Nacional de Acreditação.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde