Crianças alfabetizadas no HRBA voltam às aulas

Na segunda-feira, dia 3 de agosto, as crianças que fazem tratamento e moram no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) – administrado pela Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar – Pró-Saúde, sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) – retornam às aulas, após o período de férias. As atividades fazem parte do projeto educacional ‘Escolarização Hospitalar’, sob responsabilidade da Diretoria de Ensino e Pesquisa do HRBA.

Atualmente, duas crianças participam do projeto. Elas são matriculadas na rede municipal de ensino de Santarém e recebem, no HRBA, conteúdo equivalente ao repassado nas escolas. O projeto iniciou em março de 2014 e possibilita que as crianças não tenham prejuízo educacional enquanto estão em tratamento, recebendo atendimento tanto da professora do ensino especial, como também da professora do ensino regular.

As atividades pedagógicas desenvolvidas estão adaptadas à realidade das crianças hospitalizadas, sendo compatível com a idade, o nível de aprendizagem e as especificidades de cada uma. O projeto é desenvolvido por etapas, priorizando o trabalho lúdico no processo de ensino e aprendizagem.

Os leitos das crianças se transformam em sala de aula. Os encontros são realizados de segunda a quinta-feira, de 14h às 16h30 (dependendo da disponibilidade das crianças), com atividades lúdicas e práticas de leitura e de escrita, a partir de um planejamento flexível.

 

EVENTO: Reinício das atividades do projeto Escolarização Hospitalar

LOCAL: Ala Pediátrica do HRBA

DATA: 3 de agosto, segunda-feira | 14h às 16h

SUGESTÃO DE ENTREVISTADOS:

– Claudiléia Galvão, Coordenadora de Ensino e Pesquisa do HRBA;

– Professoras das crianças;

– Mães das crianças.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde