Creches da Zona Leste promovem a participação da família em atividades sobre o afeto

No corredor pintado de amarelo, antes da entrada principal do prédio, já era possível observar bandeirinhas coloridas como sinal de festa quase pronta para o seu início. Do lado de fora, também era perceptível algumas pessoas em trajes caipiras – correndo de um lado para o outro – como se estivessem realizando os ajustes finais de um grande evento.

Eram os profissionais do Centro de Educação Infantil (CEI) Santa Rita, como professores e professoras, coordenadoras, ajudante de cozinha, até mesmo a diretora da unidade deixando tudo pronto para o “Arraia da Afetividade”, evento mais do que esperado por boa parte dos alunos e seus familiares.

O CEI, localizado no Distrito de Cidade Tiradentes, atende cerca de 200 alunos, entre zero a quatro anos de idade, sendo um dos quatro Centros de Educação Infantil administrados na Zona Leste da capital pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, por meio de convênio com a Prefeitura do Município de São Paulo e Secretaria Municipal de Educação. Ao todo, são mais de 750 crianças atendidas nas unidades do CEI Lageado, CEI Jardim São Jorge e CEI Jardim Eliane, além do CEI Santa Rita.

O “Arraia da Afetividade”, como explica a coordenadora Pedagógica Natalia Santos Batista, da unidade Santa Rita, foi uma festa junina diferente. “Nossa proposta é o resgate das boas emoções no dia a dia, onde contamos com o apoio das famílias participando das atividades com as crianças”, conta.

Entre as ações, vale destacar a pescaria dos afetos, onde no lugar de brindes os pais e as crianças pescavam, por meio de imagens lúdicas, os bons sentimentos, como abraços e sorrisos. Houve ainda a barraca do abraço, com as crianças levando mensagens para as famílias e professores para que o abraço acontecesse na barraca.

Para Andreza Carvalho Ribeiro, mãe do pequeno Gustavo, de 3 anos, a festa é mais um dos dias divertidos que seu filho comenta em casa. “Ele gosta muito de todas as professoras. Aqui todos são excelentes e meu filho cobra a minha presença nas atividades, por isso procuro estar sempre presente nos eventos da escola”, diz.

Nos outros Centros Educacionais, as ações também foram voltadas para as crianças e seus familiares, impactando a comunidade em seu entorno.

No CEI Jardim São Jorge, também na sexta-feira (05), foi realizada a “Festa das Culturas Brasileiras”, com apresentação de culinária, costume e vestimenta das diversas regiões do Brasil. Já o CEI Jardim Eliane organizou uma festa tradicional com muita música e comida típica junina. No sábado (06), encerrando o primeiro semestre das aulas, foi a vez do CEI Lageado, que representou as diversas culturas do nosso país por meio de apresentações musicais e barraquinhas temáticas.

Para a gerente de Filantropia da entidade, Regina Victorino, as ações realizadas nos Centros Educacionais fortalecem os laços das famílias com a escola. “Todos os CEIs onde a Pró-Saúde está presente, têm esse trabalho de participação ativa da comunidade, aumentando o vínculo com as unidades e conscientizando cada vez mais a importância da família na participação da educação das crianças”, ressalta.

 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde