Creche na Zona Leste recebe importante selo de acessibilidade

CEI Santa Rita foi uma das unidades escolares do município que receberam a certificação

O Centro de Educação Infantil (CEI) Santa Rita, localizado na Zona Leste da capital paulista, que atende 209 crianças de zero a três anos e onze meses, recebeu nesta segunda-feira (16) o Selo de Acessibilidade, concedido pela Comissão Permanente de Acessibilidade – CPA e emitido pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) de São Paulo.

O Selo de Acessibilidade Arquitetônica é um indicativo de qualidade e diferencial da construção, que comprova a preocupação com a inclusão de todos os cidadãos. O CEI Santa Rita é gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, por meio de convênio com a Prefeitura do Município de São Paulo e Secretaria Municipal de Educação. Durante a construção e acabamentos do CEI Santa Rita, houve uma preocupação significativa com a questão da acessibilidade, com a inclusão de itens no projeto, como banheiros adaptados, piso tátil direcional, elevador, corrimão com placas em Braille, dois acessos de entradas com rampas e garagem com vaga para cadeirantes.

O evento foi realizado no auditório da Prefeitura de São Paulo e contou com a presença de Bruno Caetano, secretário municipal de Educação, Cid Torquato, secretário municipal da Pessoa com Deficiência e Mel Godoy, secretária executiva da CPA, além da secretária adjunta de Saúde do município, Edjane Maria Torrão. Ao todo, foram entregues 41 Selos às unidades escolares construídas de acordo com as normas para acessibilidade. No evento, também foram certificadas unidades de saúde da cidade de São Paulo.

O selo do CEI Santa Rita foi entregue à Valdirene Carrera, coordenadora de Filantropia da Pró-Saúde, que representou a unidade na celebração. “Foi um momento especial e muito gratificante. Receber este selo reforça o compromisso da entidade em prestar um atendimento de qualidade para as crianças, além de ressaltar o seu papel na comunidade em que está inserida, colaborando para ajudar a formar cidadãos, cada vez de forma mais inclusiva”, explica.

Para receber o Selo, o prédio deve estar de acordo com os critérios e parâmetros da Norma Brasileira de Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos (ABNT NBR 9050), que estabelece todos os itens de acessibilidade arquitetônica, como banheiros adaptados, piso tátil de alerta, elevadores, entre outros. “Uma rampa ou um metro de piso tátil representam bem mais do que isso, representam para muita gente acessibilidade a direitos que antes elas não tinham acesso. Precisamos trabalhar e valorizar a questão da acessibilidade para que todas as pessoas possam exercer seus direitos.”, ressaltou Cid Torquato, secretário da Pessoa com Deficiência.

O secretário municipal de Educação, Bruno Caetano, comemorou a certificação das escolas municipais. “Para nós hoje é motivo de muito orgulho participar com a comunidade escolar da entrega dos Selos de Acessibilidade. Queremos acelerar esse processo para que mais e mais escolas e unidades possam alcançar esse selo. Trabalhamos para que que o aluno com deficiência, qualquer que seja ela, possa ser incluído em nossas unidades e que ele não encontre nenhuma barreira, seja ela física ou com seus colegas e educadores”, destacou o secretário.

O CEI Santa Rita está localizado na Rua Edson Danillo Dotto, 723, Cidade Tiradentes.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde