Creche da Zona Leste realizará ações especiais para a Família

CEI São Jorge realizará ao longo desta semana palestra sobre aleitamento materno, grupo de conversa sobre risco de acidentes domésticos e o Dia da Família; atividades proporcionarão interação entre a instituição de ensino, famílias das crianças e a comunidade

O Centro de Educação Infantil (CEI) Jardim São Jorge, localizado na Zona Leste da capital paulista, realizará nesta semana algumas atividades especiais voltadas para a família. A unidade atende 153 crianças de zero a três anos e onze meses.
O serviço é gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, por meio de convênio com a Prefeitura do Município de São Paulo e Secretaria Municipal de Educação.

Nesta quarta-feira (7) as atividades serão voltadas para a área da saúde. A partir das 14h, na Associação de Moradores do bairro, acontecerá uma palestra sobre os benefícios do aleitamento materno, curiosidades e dúvidas. A ação integra a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), celebrada entre os dias 1 e 7 de agosto. O público alvo da ação será a comunidade e as famílias das crianças atendidas no CEI. A palestra conta com a parceria da Unidade Básica de Saúde (UBS) Primeiro de Outubro e da Associação de Moradores.

A SMAM é um movimento estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), com participação de mais 120 países, que se unem para relembrar a importância da lactação. Neste ano o tema é “Capacite os pais e permita a amamentação, agora e no futuro!”, conduta que reforça a importância do envolvimento familiar durante o aleitamento materno.
Depois, a equipe de enfermagem também realizará uma roda de conversa para orientar sobre a prevenção e riscos de acidentes domésticos, que são muito comuns na primeira infância em situações como quedas, ingestão de produtos de limpeza, entre outros.

Na tarde da quinta-feira (8), às 14h30, será realizada uma ação para atualização da carteira de vacinação de todas as crianças. As famílias são regularmente informadas sobre a importância de manter as vacinas em dia e nesta semana, foram orientadas a enviar cópia da caderneta atualizada para que a equipe da UBS oriente em relação às vacinas pendentes.

Na sexta-feira (9), será realizado o Dia da Família. A atividade visa promover a interação entre a escola e a família, a fim de estimular os sentimentos como carinho, amor e respeito ao próximo tanto no ambiente familiar quanto escolar. A ação busca, nessas interações, contribuir para a formação de cidadãos. “A família é o primeiro ponto de referência para a criança, assim também é a sua casa. A escola entra na vida dela ampliando sua noção de espaço e seu sentimento de integração ao mundo”, explica Tatiane Guaberaba, coordenadora pedagógica do CEI Jardim São Jorge.

As atividades serão divididas em duas etapas. A primeira será a pesquisa com as famílias a respeito das brincadeiras que costumavam praticar na infância, seguida da atividade de desenhar a brincadeira preferida. A segunda etapa será um Intersalas (atividades com todas as salas) com as brincadeiras que marcaram a infância das famílias.

O CEI Jardim São Jorge está localizado na Rua Cecílio Mendes Pereira, 212, Jardim Camargo Novo, Zona Leste da capital Paulista.

Outras unidades sob gestão da Pró-Saúde no país também contarão com programações especiais para a SMAM, como o Hospital São Luiz, em Cáceres (MT), e o Hospital Bom Pastor, localizado em Guajará-Mirim (RO).

Serviço

Dia: 7/8 6
Horário: 14h
Local : Rua Cecílio Mendes Pereira, 125 – Associação do Bairro.
Atividade: Grupo de aleitamento materno e Prevenção de acidentes domésticos.

Dia: 8/8
Horário: 14h30
Local : CEI Jardim São Jorge.
Atividade: Atualização da carteira de vacinação.

Dia: 9/8
Horário: 14h
Local: CEI Jardim São Jorge.
Atividade: Dia da Família.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde