Creche da zona Leste inaugura área de lazer para crianças em São Paulo

O novo “Território Brincante Dra. Wanessa Portugal”, do Centro de Educação Infantil (CEI) Jardim Eliane, conta com novos brinquedos que serão utilizados pelas 145 crianças atendidas na unidade; local faz homenagem à primeira mulher no mais alto cargo executivo da Pró-Saúde, gestora do serviço

Na última sexta-feira (24), crianças do Centro de Educação Infantil (CEI) Jardim Eliane, localizado no extremo Leste da capital paulista, celebraram a inauguração da área externa da unidade, após revitalização. O espaço, recebido com alegria e empolgação pelas crianças, recebeu o nome de “Território Brincante Dra. Wanessa Portugal”, em memória à diretora Executiva-Geral da Pró-Saúde, gestora do serviço.

Dra. Wanessa, falecida em 2019, foi uma importante incentivadora da educação infantil. Ao longo da sua gestão, trabalhou arduamente para garantir a qualidade dos serviços oferecidos nas unidades educacionais administradas pela Pró-Saúde, em São Paulo. Agora, seu nome está eternizado em uma das creches que ajudou a se tornar referência de qualidade, segurança e acolhimento para famílias em situação de vulnerabilidade social.

No total, foram instalados 15 novos brinquedos, que equivalem a um investimento superior a R$30 mil. Todos os equipamentos foram desenvolvidos com elementos naturais, a partir das diretrizes institucionais de sustentabilidade, um dos valores da entidade, com o objetivo de conscientizar as crianças sobre a importância de reutilizar recursos e reduzir os impactos ao meio ambiente.

Segundo os educadores da unidade, o parque é um dos espaços mais importantes, pois é onde as crianças têm suas maiores experiências e vivências, além de manter constante contato com elementos naturais e ar livre.

“As brincadeiras vividas fazem parte do processo mais intenso de desenvolvimento e geram memórias que cada um leva para o resto da sua vida. Isso é muito marcante e profundo”, comenta Tais Lopes de Oliveira, pedagoga e analista de Filantropia da Pró-Saúde.

De acordo com a diretora do CEI Jardim Eliane, Michele Alves Bezerra, o momento é especial e significativo para as crianças, além de ser uma honra promover a homenagear. “Dra. Wanessa sempre valorizou a educação infantil e priorizou a qualidade e o amor como princípio fundamental do nosso trabalho”, completa.

Em concordância, Dom Antonio Carlos Altieri, coordenador da Pastoral da Saúde da entidade, ressalta que “é uma homenagem em forma de gratidão a todo o carinho que ela [Dra. Wanessa Portugal] tinha pelas crianças, idosos e doentes”.

As crianças se divertiram com os novos brinquedos do espaço e celebraram a inauguração com música. Eles aproveitaram a celebração para explorar o novo espaço, que conta com balanços, escorregador, gangorras e outros elementos lúdicos.

Por meio de convênio firmado com a Prefeitura de São Paulo, via Secretaria Municipal de Educação, a Pró-Saúde mantém quatro Centros de Educação Infantil sob sua gestão: Jardim Eliane, Jardim São Jorge, Lageado e Santa Rita, beneficiando, diretamente, mais de 670 crianças da zona Leste de São Paulo.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde