Contação de histórias no Hospital Oncológico

Contação de história marca o encerramento das programações de 5 anos de hospital Oncológico Infantil

A atividade lúdica acontece na instituição há 5 anos e é uma maneira de estimular a humanização no ambiente hospitalar

Narrativas da literatura infantojuvenil foram uma das atrações que encerraram, nesta sexta-feira, 16, a programação de comemoração dos 5 anos do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, unidade do governo do Estado e gerenciada pela Pró-Saúde. Foram cinco dias marcados por diversas atividades e com espaço cativo para a alegria, a emoção e o reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelos voluntários e colaboradores da instituição.

Além das outras atividades do aniversário, concomitantemente, foi realizada a Semana da Criança, que contemplou diversas atividades socioeducativas, dentre as quais houve a contação de histórias para os pequeninos, tantos para aqueles que vão se consultar, por ter um acompanhamento especializado, quanto para os que estão internados em tratamento contra o câncer.

A técnica em enfermagem Ariana Barreto, colaboradora do hospital, cumpriu o papel de mediadora de leitura, compartilhando diferentes narrativas infantis, que conseguiram mexer com o imaginário das crianças. A contadora de histórias teve o apoio especial de uma “trupe” animada, formada por outros seis colaboradores que representaram personagens e cenários das narrativas apresentadas e, ao mesmo tempo, interagiam com as crianças.

A técnica em enfermagem comenta que realizar essa atividade representa um momento especial para ela. “Pode até parecer simples, mas isso tem um impacto tão positivo para o cotidiano das crianças, principalmente as que estão internadas. Isso faz muita diferença, mexe com os sentimentos e imaginação da criança e o melhor de tudo é que todas elas amam as historinhas. É um momento muito especial”, revelou.

Contação de história no Oncológico Infantil

O hospital desenvolve essa atividade há 5 anos, por meio do Setor de Humanização, com início por um trabalho de voluntários, os quais contavam histórias nos leitos. Atualmente, a contação de histórias, no hospital, é realizada na área da Brinquedoteca e em alguns leitos do hospital, sem participação dos voluntários externos, respeitando o período da pandemia da Covid-19, seguindo todos os protocolos de segurança, visando à proteção dos pacientes.

O trabalho lúdico de contação de histórias é uma das muitas atividades desenvolvidas pelo Setor de Humanização do Oncológico Infantil Octávio Lobo, que busca amenizar a rotina do tratamento e acompanhamento mais tranquilos para o paciente.

Relaxamento

Ainda pelas comemorações do aniversário, na última quinta-feira, 15, os colaboradores do hospital tiveram a oportunidade de participar, pela primeira vez, de uma oficina de relaxamento, a qual foi ministrada por uma terapeuta ocupacional, que ensinou diversos modos de desestressar, aliviar a ansiedade, para enfrentar os desafios interpostos pelo cotidiano profissional.

Quem esteve entre os participantes da oficina foi a enfermeira Melyane Gaia, que considerou oportuna a iniciativa. “Foi interessante a atividade, porque nos deixou com mais disposição para o trabalho. Foi uma pausa superinteressante. E uma coisa que me chamou a atenção foi a escolha dessa prática, isso aponta para um alinhamento de um planejamento humanizado”, observou.

“É a primeira vez que realizamos esse tipo de atividade; pensamos na necessidade, visando a garantir um momento de lazer para aliviar as tensões do dia a dia e dar uma pausa para o descanso. Foi bem positiva a adesão e já estamos pensando em incorporar essa prática pelo menos uma vez ao mês”, comentou Thalissa da Silva, analista de desenvolvimento humano do hospital.

Experiência em gestão

O Oncológico Infantil é gerenciado pela Pró-Saúde, entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos.

Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Seu trabalho de inteligência visa à promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade.

Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 24 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde