Confira dicas de cuidados com a alimentação durante a folia de carnaval

Manter uma alimentação leve e balanceada, além de priorizar o consumo de água e o descanso, são essenciais para aguentar os dias seguidos de festa

Com a chegada do carnaval, muitos já estão se preparando para curtir a folia durante uma das maiores festas populares do país. Para aproveitar com plenitude, sem prejudicar a saúde durante os vários dias de festa, o Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, traz algumas dicas e orientações para os foliões.

A nutricionista Débora Souza Lima, que atua na unidade pertencente ao Governo do Pará e gerenciada pela Pró-Saúde, destaca a importância da manutenção de uma alimentação equilibrada antes e durante os dias de carnaval, dando preferência para alimentos ricos em carboidratos, como pães, massas e frutas, essenciais para garantir energia durante todo o período.

“É importante também consumir proteínas, como carnes e ovos, para ajudar na recuperação muscular após a atividade física mais intensa. Evite o consumo de alimentos gordurosos e pesados, que podem prejudicar a digestão e causar desconforto”, explica a nutricionista. “Dê preferência para alimentos leves como saladas, frutas e sanduíches naturais”, complementa.

Débora alerta ainda sobre a importância de manter-se hidratado, a fim de evitar casos de desidratação e insolação, que podem acabar com a diversão mais cedo do que o planejado.

“A dica de ouro é consumir muita água e outras bebidas, como sucos e água de coco, para repor os líquidos perdidos em decorrência do calor e da transpiração”, conta a nutricionista. “Quem for cair na folia deve evitar o consumo excessivo de álcool e refrigerantes, que além de ricos em açúcar, podem prejudicar a saúde e causar desidratação”, ressalta.

Para quem quer manter a forma durante o carnaval, a nutricionista recomenda a prática de atividades físicas, como caminhada, corrida e dança. Essas atividades ajudam a queimar calorias e manter o corpo em forma, além de proporcionar diversão e bem-estar.

“O importante durante a folia é repor as energias, descansando e dormindo bem, respeitando os limites do corpo e evitando os exageros que possam comprometer a saúde”, destaca Débora.

Confira algumas sugestões de alimentos e bebidas para consumir durante o carnaval:

· Frutas: São uma ótima opção para repor nutrientes e vitaminas, dentre elas laranja, abacaxi, melancia, uva, morango e banana;

· Sanduíches: Opte por opções naturais com pão integral e inclua proteínas magras, como peito de peru, queijo branco, ovo e atum. Adicione vegetais, como alface, tomate e cenoura, para aumentar a saciedade e fornecer vitaminas e minerais;

· Barra de cereais e frutas secas: São opções práticas e fáceis de carregar para repor a energia durante a folia;

· Saladas: Consuma saladas leves e coloridas, incluindo vegetais como folhas verdes, tomate, cenoura e beterraba. Adicione proteínas, como frango ou atum, e finalize com temperos ou um molho leve;

· Bebidas: Beba bastante água, chás gelados, sucos e isotônicos naturais, como a água de coco, vitaminas e smoothies;

· Carnes: As mais recomendadas são frango grelhado ou assado, peixes como salmão e atum, carnes magras, além de carnes brancas como peru e chester;

Sobre o Hospital
O Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso, localizado em Marabá, interior paraense, foi inaugurado em outubro de 2006 e, desde então, é gerenciado pela Pró-Saúde, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

A unidade atua como referência para média e alta complexidade, e possui perfil de atendimento com foco nas especialidades de neurocirurgia, traumatologia, ortopedia, urologia, neonatal, hemodiálise, gestação de alto risco, hemodinâmica, cirurgia geral. Conta ainda com Unidades de Terapia Intensiva (UTI), sendo o único da região a dispor deste tipo de leito voltado exclusivamente para recém-nascidos, crianças e adolescentes.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde