Com missa, música e teatro, Hospital Regional do Sudeste do Pará celebra o Natal

Programação especial para a data contará ainda com a visita do Papai Noel, que entregará presentes na ala pediátrica

O clima natalino já tomou conta dos corredores do Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá. Na última quinta-feira (22), funcionários, colaboradores e acompanhantes presentes na unidade participaram de uma programação especial, que contou com a realização da Missa de Natal e encenação teatral do “Presépio Vivo”.

O ato religioso foi celebrado pelo padre Pedro Fabiano da Paróquia Sagrada Família, com apoio da Pastoral da Saúde da instituição, que pertence ao Governo do Pará e é gerenciada pela Pró-Saúde. O momento contou ainda com apresentação musical, além de reflexões sobre o significado da data e muitas bênçãos.

Flávia Fernandes, analista de Humanização do HRSP, explica que o momento de fé busca levar palavras de compaixão, esperança, amor e solidariedade a todos enfermos em atendimento.

“A nossa missa de Natal já é uma tradição. Esse ano foi emocionante, enchendo os corações dos nossos pacientes e colaboradores de alegria. Infelizmente, nesse período do ano muitas pessoas estão acamadas e enfermas, e as ações de humanização que desenvolvemos visam trazer um pouco de conforto”, destaca a profissional.

Presépio Vivo

Outro momento marcante aconteceu com a encenação do “Presépio Vivo”. A ação foi realizada pelo grupo voluntário teatral “Filhos de Francisco”, do projeto Natal Encantado, da Paróquia São Francisco, de Marabá.

Com túnicas brancas, os atores que representaram Maria, José e os anjos, percorreram as unidades de internação da instituição, levando o “Menino Jesus”, canções e o espírito natalino, para os usuários do hospital, que é referência para mais de um milhão de pessoas de 22 municípios da região.

Nascimento Mendes Pereira, 59 anos, de Itupiranga, se recupera há seis dias de um procedimento cirúrgico e relata que a ação trouxe alegria para o dia. “Foi um momento de muita emoção! A esperança que eles produzem com essas ações de humanização é espetacular, é tudo o que precisamos quando estamos em um leito de hospital”, conta o usuário. “Quero desejar um Feliz Natal a todos esses profissionais que cuidam com tanto carinho de todos os pacientes”, complementa.

Valdemir Girato, diretor Hospitalar do Regional de Marabá aponta que durante o ano de 2022, a unidade realizou mais de 100 ações de humanização, que contribuíram para transformar a unidade hospitalar em um espaço mais acolhedor.

“A humanização é dos valores institucionais da Pró-Saúde. Aqui no HRSP realizamos um cuidado centrado nas pessoas e estabelecemos um vínculo fraterno com nossos usuários e colaboradores. Desejo um feliz Natal a todos profissionais que dedicam a vida para proporcionar uma saúde de qualidade a todos que necessitam”, destaca o gestor.

A programação de Natal no Hospital Regional do Sudeste do Pará será finalizada na noite dessa sexta-feira (23), com a esperada visita do Papai Noel, que realizará a entrega de presentes para as crianças internadas nas alas pediátricas da unidade.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde