Maternidade

Com mais de 4 kg, nasce bebê de número 4 mil no Hospital Materno-Infantil de Barcarena

Na semana em que conquistou o selo de Hospital Amigo da Criança, o Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB), celebra mais uma importante conquista, a marca de 4 mil nascimentos.

O número 4 marca o nascimento do pequeno Kauê Maciel, que além de ser o bebê 4 mil do HMIB, veio ao mundo nesta sexta-feira (13) pesando 4,105kg e é o primeiro menino de 4 filhos da Maria Domingas Maciel, de 27 anos, dona de casa e moradora de Barcarena, interior paraense.

Após ter apenas meninas, a mãe do Kauê, um bebê grandão que nasceu em parto cesáreo, com 55cm e muito saudável, descreve a emoção pelo parto do primeiro filho homem. “A espera foi longa e o coração ficou mais tranquilo depois que chegamos no hospital. Eu não sabia se seria menina ou menino, mas estava ansiosa para ver”, declarou emocionada.

Ainda nos primeiros minutos após o parto, a mãe recebeu o pequeno em seu colo. “Ele começou a mamar assim que nasceu. Ele é grandão e saudável”, lembrou Maria.

Excelência no atendimento e a Iniciativa Hospital Amigo da Criança

O nascimento do bebê número 4 mil do HMIB marca uma semana especial, quando a unidade, especializada em média e alta complexidades e referência no cuidado materno-infantil para 11 municípios da região do Baixo Tocantins, conquistou o selo de Hospital Amigo da Criança.

Com menos de três anos de funcionamento, o HMIB já alcançou o importante título da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), concedido pelo Ministério da Saúde às instituições que cumprem os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno, instituídos pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Além disso, o mês de agosto já é especial no HMIB, unidade do Governo do Pará gerenciada, desde a sua inauguração, pela entidade filantrópica Pró-Saúde, por conta da Campanha Agosto Dourado, voltada para o incentivo ao aleitamento materno. O tema é trabalho recorrentemente ao longo do ano por meio de diversas ações de humanização, um dos valores da instituição.

Para Andréia Veloso, enfermeira obstétrica e presidente da Comissão de Aleitamento Materno do HMIB, a marca de 4 mil nascimentos representa a materialização de um trabalho em equipe de qualidade e voltado para a excelência assistencial.

“O nascimento do bebê 4 mil vem logo após termos nos habilitado como Hospital Amigo da Criança. Os dois são presentes para o hospital e representam símbolos da nossa missão: trazer vidas ao mundo com saúde e humanização”, afirma a profissional.

A mãe de Kauê permanecerá na unidade até 48 horas após o parto, onde receberá todo cuidado e orientações para o bom aleitamento materno do filho. “Eu estou feliz. Em breve vamos para casa e todos da família irão conhecer esse grandão”, disse a mãe.

A diretora Hospitalar do HMIB, Patrícia Hermes, ressalta a importância da unidade, que foi inaugurada em 2018 em Barcarena, principalmente, por ser referência para toda a região do Baixo Tocantins.

“Celebramos 4 mil vidas que vieram ao mundo com um suporte humanizado e seguro. É um momento importante para a equipe, por ter a garantia de que estamos cumprindo nossa missão com uma assistência de qualidade para todas as nossas pacientes”, finalizou.

Inaugurado em 2018, o Materno-Infantil de Barcarena realiza atendimento 100% pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Em quase três anos de funcionamento a unidade já realizou 4 mil partos e cerca de 165 mil atendimentos entre consultas, internações, exames e cirurgias.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde