Com horta sustentável, Hospital Regional do Sudeste do Pará comemora a semana do meio do meio ambiente

Horta Sustentável

Na semana em que é celebrado o meio ambiente, o Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, implantou nesta terça-feira, 8, uma horta hospitalar sustentável intitulada “Cantinho Vivo”.

O novo espaço na unidade, que pertence ao Governo do Pará sendo gerenciado pela entidade filantrópica Pró-Saúde, foi idealizado pela Comissão de Sustentabilidade do HRSP. A partir da implantação da horta ela irá contribuir para a qualidade e segurança alimentar das refeições produzidas pelo Serviço de Nutrição e Dietética (SND) do hospital.

Na horta, instalada de forma vertical suspensa, foram reutilizadas 30 bombonas plásticas descartáveis, que eram usadas para o armazenamento de insumos na unidade, que após um criterioso processo de higienização, foram utilizadas para o plantio das hortaliças.

Além de produzir hortelã, pimenta, cebolinha, tomate-cereja, chicória, cheiro verde, couve, alface, a horta também irá contar com outras espécies de plantas de natureza orgânica, que serão utilizadas pelo SND, nas preparações culinárias ofertadas aos pacientes, acompanhantes e colaboradores.

De acordo com Izailson Alves, gerente de apoio do Regional do Sudeste do Pará, a horta será cultivada em terra orgânica, livre de qualquer tipo de agrotóxico, e os resíduos orgânicos das refeições serão utilizados para realização da compostagem com o objetivo de enriquecer o solo.

“A nossa horta irá contribuir para a preservação do meio ambiente, pois não irá utilizar insumos agrícolas industrializados. Além disso, tudo que for produzido irá direto para a cozinha do hospital, que com apoio dos nutricionistas da unidade elaboram cardápios de acordo com as necessidades de cada paciente”, explicou.

Sustentabilidade

O Regional do Sudeste do Pará é uma unidade referência em ações que estimulam a preservação ao meio ambiente. Um dos projetos do hospital se chama Reuse e foi implantado em 2020, utilizado no reaproveitamento da água dos aparelhos de ar-condicionado na desinfecção e sanitização de áreas comuns do hospital. Apenas no ano passado, trouxe uma economia de R$ 4 mil reais com o reaproveitamento de 900 mil litros de água.

Outra iniciativa é a ação “Mais Verde Menos Branco”, que conseguiu economizar em 2020 mais de R$ 5 mil reais, evitando o desperdício do papel utilizado na unidade.

Segundo Valdemir Girato, diretor Hospitalar do HRSP, os projetos desenvolvidos na unidade são reconhecidos pela Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis (HVS), comunidade de organizações de saúde que promove iniciativas sustentáveis nos ambientes hospitalares. No Brasil, é representada pelo Projeto Hospitais Saudáveis.

“Regularmente desenvolvemos ações que impactam positivamente para o consumo consciente dos recursos naturais da nossa região. Preservar para as futuras gerações, o nosso maior patrimônio a floresta amazônica é um dos nossos grandes objetivos”, afirmou.

A Semana do Meio Ambiente no Regional do Sudeste do Pará faz parte das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, data instituída em 5 de junho pela Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo principal é chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.

Lives

A Pró-Saúde, uma das maiores instituições no mercado de gestão hospitalar do Brasil, irá promover para seus colaboradores nos dias 8 e 10 de junho lives especiais para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Na ocasião, será apresentado o tema proposto pela ONU para a Semana do Meio Ambiente do ano de 2021: “Restauração de Ecossistemas”. As lives irão contar com palestras sobre a importância do meio ambiente e de como o desequilíbrio do tripé da sustentabilidade pode impactar na saúde.

O HRSP conta com 115 leitos, sendo 52 leitos exclusivos para os casos mais graves da Covid-19. A unidade presta atendimento 100% pelo SUS (Sistema Único de Saúde), sendo referência para mais de 1 milhão de pessoas no Pará.

Ampliar fonte
Contraste