Com foco na humanização, HMUE tem 95% de aprovação dos pacientes

Oferecer atendimentos completos e resolutivos tem sido a missão do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua (PA), na primeira década de existência. E, para que isso fosse possível, a humanização ganhou espaço nas relações entre a equipe hospitalar, pacientes e acompanhantes. O atendimento humanizado é item fundamental da gestão de qualidade do hospital, o que implica na integração profissional e resulta em serviços de excelência em saúde pública. O HMUE completa dez anos de funcionamento nesta quinta-feira, 17/03, e conta com aprovação superior a 90% das pessoas atendidas na unidade.

O hospital contribui para a humanização do atendimento prestado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo serviço de qualidade, colocando profissionais qualificados à disposição da população e considerando todos os anseios dos pacientes durante o tratamento. No setor de saúde, dar atenção aos sentimentos e necessidades de quem precisa, nos momentos mais delicados, é atitude fundamental para conquistar a confiança e garantir o sucesso na busca pela cura. E ouvir o que o cidadão tem a dizer é a premissa do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), trabalho desenvolvido pelos hospitais gerenciados pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

De acordo com o diretor operacional da Pró-Saúde, Paulo Czrnhak, o Serviço de Atendimento ao Usuário é de suma importância para manter a eficiência do atendimento e a comunicação com o cidadão. “Esse é o grande elo entre o hospital e o usuário. Nesse elo, se constrói um servir diferente. Às vezes, as coisas nem sempre acontecem como devem acontecer. Mas o simples entendimento, o esclarecimento, o ato de ouvir, fazem a diferença. E hoje não se consegue evoluir na área da gestão hospitalar se não ouvirmos o outro”, enfatiza.

O serviço existe desde 2012 no Hospital Metropolitano. Os profissionais recebem capacitação voltada para a humanização do atendimento. Médicos, enfermeiros e auxiliares são orientados a se aproximar diariamente dos pacientes e acompanhantes, sempre com sensibilidade, respeito e transparência no repasse das informaações. Ao receber alta, o usuário é visitado por uma equipe multidisciplinar para fazer a sua avaliação sobre o atendimento que recebeu. A unidade atingiu a marca de 93,51% de satisfação no atendimento prestado em 2015.

A coordenadora de humanização do HMUE, Roberta Cardins, diz que o hospital tem várias ações permanentes de humanização e isso reflete em um tratamento mais rápido e satisfatório. “O principal em se oferecer um tratamento humanizado é o respeito às pessoas, sejam pacientes ou profissionais. A humanização, também, não é só o tratamento cordial, mas um tratamento efetivo. O paciente de estar satisfeito e o tratamento deve ser resolutivo”, afirma Roberta.

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