Com foco em humanização, Hospital Metropolitano cria Escritório de Experiência do Paciente

Implementado neste ano, setor já criou diversas estratégias e atividades focadas na trajetória dos pacientes internados e seus acompanhantes

Referência no Norte do Brasil para o tratamento de traumas de alta complexidade, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua, lançou, neste ano, um setor para o desenvolvimento de estratégias que minimizem sentimentos negativos trazidos pela internação como, por exemplo, medo e ansiedade. Trata-se do Escritório de Experiência do Paciente, que busca também ouvir internados e seus acompanhantes sobre expectativas e necessidades.

A partir a implementação do projeto, atividades como a Pet Terapia, que trouxe um cachorro adestrado para entreter crianças internadas, musicoterapia nas unidades, campanhas de incentivo à doação de sangue, prevenção de câncer de mama e próstata, entre outras, foram realizadas.

“Entendemos que a satisfação está ligada às expectativas dos pacientes e seus acompanhantes. Pode acontecer uma situação em que algo é incrível para uma pessoa, mas não para outra, e é aí que o Escritório entra, para identificar o que agregará positivamente para todos, mesmo que em momentos diferentes”, afirma a pedagoga e coordenadora do Setor, Roberta Cardins.

O retorno das experiências é medido pelas respostas dos próprios pacientes, durante o período de internação, com escuta beira leito, e no pós alta por meio de ligações telefônicas. “É importante para nós que durante todo o percurso do paciente, enquanto estiver internado, essa experiência seja positiva. Quando eles saem de alta, realizamos ligações para que eles se sintam à vontade para expressar suas opiniões sobre a internação. Mensalmente, são realizadas mais de 100 abordagens”, explica Roberta.

Escuta – Além do Escritório de Experiência, o HMUE, que pertence à rede de saúde pública do Governo do Pará e é gerenciado pela Pró-Saúde, conta com outro canal para recebimento de sugestões de melhorias e elogios, o Conta Pra Gente. Por meio dele, diariamente, a diretoria da unidade recebe mensagens dos pacientes e acompanhantes.

“Esse investimento em setores que buscam valorizar e atender as expectativas dos nossos pacientes anda lado a lado com os esforços empregados diariamente para que todos recebam o melhor, se restabeleçam rapidamente e voltem para os seus lares recuperados”, afirma o diretor Hospitalar do Metropolitano, Thiago Zache.

Qualidade – No Hospital Metropolitano também são realizadas projetos que valorizam os colaboradores. Entre eles o “Qualidade de Vida”, que oferece atividades físicas acompanhadas por médicos, enfermeiros e nutricionistas, e o “Mostre o Seu Talento”, com produção e exposição de artes produzidas pelos colaboradores.

O HMUE conta com a certificação ONA 2 Acreditado Pleno, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que atesta que a unidade atende aos padrões internacionais de qualidade e segurança assistencial dedicados aos pacientes.

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