Com estoques baixos, Hospital Metropolitano alerta a população para a importância da doação de sangue

Mensalmente, a unidade, que é referência em traumas e queimados, realiza mais de 200 transfusões de sangue

O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), referência no Norte do Brasil para o tratamento traumas complexos e queimaduras, alerta a população para a importância da doação de sangue.

A nova onda de casos da Covid-19, ocasionados pela chegada da variante Ômicron, e outras síndromes gripais em alta, estão impactando negativamente os estoques em todo o país. De acordo com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), o movimento de doadores está abaixo do esperado para o período de Carnaval que se aproxima.

“No HMUE, o estoque está abaixo do esperado para a época. Com o feriado prolongado, o movimento nas estradas aumenta e as pessoas ficam mais suscetíveis a acidentes de trânsito, por exemplo”, explica a coordenadora da agência transfusional do Metropolitano, Silvia Teixeira.

Mensalmente, a unidade, que pertence ao Governo do Estado e é gerenciada pela Pró-Saúde, realiza mais de 200 transfusões de sangue. “Assim, ficar com baixo estoque é um fator preocupante para a manutenção da assistência”, complementa a especialista.

“É o momento de chamar os amigos, os familiares e os vizinhos para doar sangue e salvar vidas”, ressalta Silvia.

Como realizar a doação?

É necessário comparecer à Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), localizada na travessa Padre Eutíquio, nº 2109, bairro da Batista Campos, que é a responsável por fornecer bolsas de sangue para as unidades da rede estadual de saúde.

Para que a doação seja direcionada ao Hospital Metropolitano, o doador precisa informar o número 708, que é o código de identificação da unidade hospitalar na Fundação.

O que é preciso para doar?

Para realizar a doação de sangue, é necessário apresentar um documento oficial de identificação (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou habilitação); ter entre 16 e 69 anos; estar bem de saúde e pesar 50kg ou mais. Menores de 16 anos também podem doar, mas acompanhados de seus responsáveis legais.

“Os acidentes continuam ocorrendo e as pessoas seguem necessitando de auxílio hospitalar. Em muitos casos, pode ser necessário realizar uma transfusão de sangue, por isso, para continuarmos salvando vidas, precisamos manter os estoques abastecidos”, alerta o supervisor da Agência Transfusional, Fabrício Lopes.

“Pedimos que as pessoas façam esse ato heroico, que é doar. A população brasileira é reconhecida por sua postura solidária e certamente dará mais este bom exemplo”, completa.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde