Com ampliação de turnos, Regional de Marabá dobra atendimento de pacientes renais

Em 2022, a unidade da rede pública estadual atendeu mais de mil pacientes, ultrapassando 13 mil sessões de hemodiálise

O Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá (PA), dobrou a quantidade de sessões de hemodiálise realizadas em 2022, chegando a um total de 13,6 mil procedimentos. No ano anterior, foram 6,8 mil.

O aumento é fruto de investimentos do Governo do Pará, que ampliou o horário de funcionamento do serviço. Desde março do ano passado, a unidade opera em três turnos, de segunda a sábado.

Gerenciado pela Pró-Saúde e referência para 22 municípios da região, o Centro de Hemodiálise do HRSP presta atendimento 100% gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Centro é formado por sala de diálise com 22 máquinas, salas de observação e consultórios ambulatoriais. Nele atua uma equipe de 50 profissionais, de diversas especialidades, como nefrologistas, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e técnicos em Enfermagem, além da equipe de apoio.

Há três anos, o aposentado José Ribamar Marques Furtado, de 72 anos, é paciente renal crônico do Regional de Marabá. Três vezes por semana ele vai ao hospital realizar as sessões de hemodiálise, fundamentais para o seu bem-estar.

“Foi fazer um exame de rotina e descobri que os meus rins não estavam bem. Comecei a fazer as sessões de hemodiálise logo que o serviço foi inaugurado aqui no Regional, e desde então, recebo um ótimo tratamento desses profissionais, que são como a minha família”, conta o aposentado.

James Vinicius, enfermeiro nefrologista do HRSP, explica que a hemodiálise é “indicada para pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica. O tratamento visa manter o equilíbrio de substâncias essenciais para o organismo, e proporciona disposição, longevidade e qualidade de vida aos usuários”.

O profissional ressalta que a insuficiência renal é silenciosa. Entre os sinais de alerta estão perda de apetite, retenção de líquido com inchaço na perna, tornozelo ou pé, sonolência, falta de ar, fadiga, náusea e vômitos. “Procure sempre que possível a orientação de um especialista, que nesse caso é o médico nefrologista. Ele solicitará os exames para diagnóstico correto da doença e indicará o tratamento adequado”, complementa.

Novos equipamentos

Em 2022, o Hospital Regional do Sudeste do Pará recebeu investimentos da Secretaria de Saúde Pública do Pará (SESPA), com a aquisição de aparelhos portáteis de “osmose reversa”, responsáveis pela produção de água purificada utilizada no tratamento de pacientes renais.

O processo é essencial, pois a água utilizada para hemodiálise precisa ser altamente purificada. Resíduos de elementos comuns na água, como alumínio, cobre e zinco, podem desencadear efeitos colaterais nos pacientes renais.

“Esse tipo de equipamento é essencial para o atendimento adequado de pacientes renais internados em enfermarias e Unidades de Terapia Intensiva (UTI), já que possibilitam a realização do procedimento diretamente nos leitos, sem precisar de locomoção, o que proporciona mais conforto e segurança ao tratamento”, explica Valdemir Giratto, diretor Hospitalar da unidade.

O diretor ressalta ainda que, ao longo do ano passado, foram atendidos 1.140 pacientes com problemas renais no Regional de Marabá. Hoje a unidade conta com 109 usuários regulares, que realizam, em média, três sessões de hemodiálise por semana.

O Hospital Regional do Sudeste do Pará é gerenciado pela Pró-Saúde, por meio de contrato de gestão com a Sespa. A unidade é referência em média e alta complexidade para 22 municípios da região, e atende nas especialidades de neurocirurgia, traumatologia, ortopedia e urologia. Conta ainda com Unidades de Terapia Intensiva (UTI), sendo o único da região a dispor deste tipo de leito voltado exclusivamente para recém-nascidos, crianças e adolescentes.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde