Colaboradores do HRPT são premiados

O Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira (PA), premiou neste mês de março, as ideias inovadoras e viáveis apresentadas por seus colaboradores. A ação faz parte do projeto “Dê Asas a Sua Imaginação”, implantado na unidade em 2015 por meio da Gestão de Pessoas. A intenção é estimular os profissionais da unidade a sugerirem ações que tragam melhorias para o hospital, para o usuário e para o próprio colaborador.

Ao todo,16 propostas foram apresentadas à comissão o ano passado. Seis delas foram aprovadas, implementadas e trouxeram ótimos resultados, sendo elas: redução total de custo na utilização de envelopes de papel na entrega de exames; redução no custo da utilização dos serviços dos Correios; criação do cartão de comunicação visual para facilitar o diálogo entre o colaborador, o usuário e o familiar e assim reduzir as falhas no processo de comunicação; pesquisa de satisfação do cliente interno com avaliação entre setores semestralmente; uso do papa-pilhas: recipiente plástico colocado nos setores para o recolhimento mensal das pilhas utilizadas na unidade.

Para a gerente de Recursos Humanos, Lívia Duarte Viana, essa integração com o colaborador é primordial para o sucesso da ação. “O projeto visa aproximar o profissional do processo de gestão do hospital. A ideia é permitir que ele, conhecedor de sua rotina e da instituição, possa sugestionar melhorias à assistência ao paciente, no ambiente de trabalho e à entidade.  Além disso, reconhecê-lo pelo profissionalismo e por sua contribuição”, disse.

Para o coordenador financeiro do hospital, Paulo Alexandre Castro, esse incentivo tirou algumas pessoas do anonimato e da timidez, que muito atrapalha na hora de apresentar novas iniciativas. “Muitas pessoas sentem vergonha de expor suas ideias. Com esse projeto, todos puderam apresentar sugestões, independente do setor ou posição que ocupa, com melhorias que passariam despercebidas, caso ninguém sugerisse”, relatou.

A diretoria do HRPT avaliou o projeto como sendo uma ferramenta a mais de diálogo com os colaboradores e uma forma de ter ações efetivas de melhorias vindas de quem conhece o processo de perto. “Temos profissionais capacitados e muitos deles podem contribuir de maneira consistente, uma vez conhecem o fluxo de trabalho do hospital. Algumas ideias refletiram em reduções de custo, outras em custo zero para a unidade”, explicou o diretor geral da unidade, Edson Primo.

 

Premiação

A colaboradora Williane Rodrigues de Melo se destacou por ter ganhado o prêmio principal do projeto, uma passagem para qualquer lugar de sua escolha dentro do Brasil. Ela e os outros cinco colaboradores que tiveram suas propostas aprovadas e implementadas concorreram ao prêmio por meio de sorteio. Cada um recebeu ainda um relógio. Williane Melo é coordenadora de Enfermagem na unidade. Segundo ela, “fazer algo pelo próximo, poder contribuir na melhoria do seu ambiente de trabalho e ainda ganhar um prêmio como esse, é fantástico”.

Também foram premiados os seguintes colaboradores: a técnica de Enfermagem, Iolanda Marinho; o coordenador financeiro da unidade, Paulo Alexandre Castro; a enfermeira chefe na UTI Neonatal e Pediátrica, Renata B. Chiquetti; a enfermeira do trabalho, Vanessa A. de Oliveira; a coordenadora da Farmácia, Ana Claudia Götter.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde