Colaboradores do Hospital Metropolitano recebem cardápio especial para o Círio

Em comemoração à festividade religiosa do Círio de Nazaré, que acontece tradicionalmente no segundo domingo do mês de outubro em Belém (PA), a equipe do Serviço de Nutrição e Dietética (SND) do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) promoveu um almoço especial para colaboradores, com o prato típico do Pará mais popular na mesa dos fiéis que acompanham a celebração: a maniçoba.

O alimento, que tem como ingrediente principal a folha moída da mandioca, que precisa ser cozida durante 7 dias para que possa ser consumida. De origem indígena e lembrando uma feijoada, a refeição já se tornou tradição nas mesas de paraenses, principalmente no domingo do Círio. A ação no HMUE, que é gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, teve como objetivo proporcionar um momento de celebração aos funcionários.

“O Círio é o natal dos paraenses. Por isso, decidimos colocar como almoço e jantar um dos pratos mais tradicionais do círio, que é a maniçoba. Até para que todos possam, de alguma forma, se sentir em casa”, é o que explica a Nutricionista da unidade, Aline Rodrigues.

Por se tratar de um alimento pesado, alguns cuidados precisaram ser tomados durante a elaboração da iguaria. A Nutricionista e Coordenadora do SND, Edilssa Carla, explica a importância desses cuidados. “Colocamos ingredientes diferenciados e trocamos os mais pesados, como a calabresa, por algo mais leve, para que não se torne um alimento indigesto, que possa ocasionar algum desconforto”, esclarece.

Jane Kelly, colaboradora da unidade, gostou da ideia e aprovou o sabor. “Foi uma refeição bem diferente. Estava tudo muito bom, leve e no ponto”, disse.

Alimentação dos romeiros

Além da alimentação dentro do hospital, a equipe de nutrição também ficou responsável pelo preparo de 600 kits com sucos e frutas, oferecidos aos romeiros atendidos no posto de atendimento, montado pelo HMUE, nesta sexta-feira (11), e em outras ações que serão feitas pelo hospital durante o final de semana do círio.

Sobre o HMUE

Referência no tratamento de média e alta complexidades em traumas e queimados para a região Norte pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), localizado em Ananindeua (PA), dispõe de 198 leitos operacionais nas especialidades de traumatologia, cirurgia geral, neurocirurgia, clínica médica, pediatria, cirurgia plástica exclusiva para pacientes vítimas de queimaduras, além de leitos de UTI.

O HMUE recebe pacientes da Região Metropolitana de Belém, de diferentes municípios do Pará e também de outros estados. Em 2018, realizou mais de meio milhão de atendimentos, entre internações, cirurgias, exames laboratoriais e por imagem, atendimentos multiprofissionais e consultas ambulatoriais.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde