Colaboradores do Hospital de Altamira recebem orientações sobre câncer

Com a intenção de repassar orientações sobre o câncer e as formas mais corriqueiras da doença no Pará, o Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira (PA), promoveu na semana passada uma palestra organizada pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH). O médico oncologista, Celso Fukuda, conduziu a apresentação tendo como palco o auditório da instituição. A programação fez parte da alusão a datas importantes do mês de abril, que foram o Dia Mundial da Saúde (7/4) e o Dia Mundial de Combate ao Câncer (8/4).

De acordo com Celso Fukuda, há a incidência de quatro tipos da doença no Pará. “A mais comum é o câncer de pele, por isso, é fundamental usar protetor solar diariamente”, avaliou o médico, recomendando banho de sol de dez minutos, três vezes por semana, no início da manhã ou no final da tarde. A medida é tida como suficiente para obter a vitamina D, evitando câncer de pele. O câncer de colo do útero e de mama, atingindo a população feminina, além do câncer de próstata que é um problema masculino, também se constituem em doenças comuns da região. O oncologista lembrou que a Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda realizar exames preventivos com frequência a partir dos 40 anos.

Outra orientação, dada pelo médico, foi a de atender ao chamado da campanha do Ministério da Saúde que prioriza a vacinação do HPV em meninas de 9 a 11 anos de idade, estendendo-se também para mulheres com vida sexualmente ativa. Nesse caso, o controle deve ser feito no preventivo anual. Essas medidas atuam alguns tipos de cânceres.

Para a colaboradora Sanara Sandy, a mudança de hábito de vida sugerida pelo médico é tão importante quanto os exames. “Fazer os exames periódicos já se tornou um hábito para mim. Mas, sair do sedentarismo, fazer exercícios físicos e comer alimentos saudáveis me fez repensar o que é realmente primordial para minha saúde”, argumentou a assistente administrativa.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde