Colaboradores do HEUE serão vacinados contra a gripe

O Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória (ES), por meio do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina no Trabalho (SESMT), em parceria com a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Vitória, realiza nos dias 25 e 26 de abril, das 7h45 às 16h, Campanha Interna de Vacinação contra a Gripe Influenza A, causada pelo vírus H1N1.

Além de prevenir os colaboradores do HEUE, a vacina é um cumprimento à Norma Regulamentadora 32, do Ministério do Trabalho, que aborda a Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde.

A enfermeira do trabalho da unidade, Sabrina Santiago, afirma que já foram traçadas as ações internas, com objetivo de alertar todos os colaboradores a participarem da Campanha. “A vacina é uma grande aliada no serviço de saúde ocupacional, e nosso objetivo é que todos estejam imunes, e aptos a desenvolverem suas funções com saúde e segurança’’, explica a enfermeira do trabalho.

O posto de vacinação será na sala do SESMT e é necessário que o colaborador apresente o cartão de vacinação.

 

Sobre a Influenza

Popularmente conhecida como gripe, a Influenza é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Além de febre, os sintomas iniciais são caracterizados por calafrios, dor de cabeça, tosse seca, dor de garganta e coriza.

 

Vacinação no Espírito Santo

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SESA), a vacinação contra a gripe acontecerá em todas as Unidades Básicas de Saúde, nos 78 municípios capixabas.

A partir de 18 de abril, trabalhadores da saúde (todos os trabalhadores dos serviços públicos e privados), gestantes e puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto) poderão vacinar nas Unidades mais próximas de suas residências.

Já os grupos considerados prioritários, vacinam a partir de 30 de abril, compostos por pessoas com 60 anos ou mais; crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade; indígenas; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; pessoas com doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, entre outras.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde