Colaboradores do HEUE participam de treinamento de padronização de documentos

O Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória (ES), realizou entre os dias 4 e 6 de julho, capacitação das equipes assistenciais e administrativas, sobre o aprimoramento da gestão de documentos.

Durante os três dias, a analista de Qualidade Simone Luna de Almeida, despertou a atenção dos colaboradores sobre a importância de padronizar os documentos institucionais, seguindo o fluxo de avaliação do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP).

Para ilustrar os benefícios e a praticidade de manter os documentos organizados e descritos corretamente, Simone dividiu as turmas em grupos e aplicou a dinâmica do lego.

Os grupos foram estimulados a montar carrinhos em até três minutos. Apenas uma equipe recebeu um roteiro com orientações, mas incompleto. Os demais grupos deveriam cumprir a tarefa sem nenhum tipo de dica.

“A ideia foi demonstrar como fica mais rápido realizar as atividades seguindo um roteiro padronizado. O objetivo desse treinamento é mapear os documentos que são utilizados nos setores e fazer a adequação para tornar eficaz a gestão de documentos”, explica Simone.

Segundo o coordenador do NQSP, Gilberto Weber Neto, a partir desse treinamento, integrante de cada equipe receberá, individualmente, orientações sobre como inserir os documentos no software de gestão, que está sendo implantado no hospital.

“O treinamento faz parte da política da Qualidade que está sendo desenvolvida. A proposta dessa capacitação é aperfeiçoar o gerenciamento dos documentos da unidade”, conclui o coordenador.

Mantido pelo Governo do Estado do Espírito Santo, o Hospital Estadual de Urgência e Emergência é administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, por meio de um contrato de gestão firmado com a Secretaria de Estado da Saúde, desde 18 de dezembro de 2015.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde