Colaboradoras do Banco de Leite Humano do HERF recebem certificado de ‘Tutoras’ do Ministério da Saúde

Na última semana, Patrícia Meirelles e Cristina Dorbação, responsável técnica e enfermeira, respectivamente, do Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Estadual Rocha Faria, no Rio de Janeiro (RJ), receberam o Certificado ‘Tutoras’ por participarem da Oficina Mulher Trabalhadora que Amamenta. Esse curso é oferecido a profissionais sensibilizados com o tema amamentação na mulher trabalhadora e tem por objetivo capacitar e ensinar a lidar com empregadores, informando-os da importância da manutenção do leite materno para o filho da trabalhadora, bem como tornar o participante um multiplicador desta ação.

Segundo Patrícia e Cristina, este treinamento deu a elas a oportunidade de ampliar os conhecimentos e disseminar informações importantes sobre os benefícios da amamentação exclusiva para as mulheres que precisam trabalhar. “Estamos muito felizes com mais essa certificação, que só vem para somar. O HERF é uma Instituição Amigo da Criança, onde o BLH tem função de promover, apoiar e proteger a amamentação exclusiva com leite materno, fornecendo apoio contínuo à amamentação”, ressaltou Patrícia.

A maternidade do HERF, administrada pela Pró-Saúde, recebeu no ano passado o título de Hospital Amigo da Criança, tornando-se a primeira unidade da rede estadual de saúde do Rio de Janeiro a receber esse credenciamento. O processo de habilitação durou meses, sob avaliação criteriosa do Ministério da Saúde. Com o reconhecimento, a maternidade do HERF passou a fazer parte da seleta lista de 16 unidades de referência em amamentação existentes no estado. Nestes hospitais, as mães são orientadas e sensibilizadas sobre a importância do aleitamento, como uma das melhores formas para diminuir a morbidade materna e infantil.

A Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) foi idealizada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelo Unicef para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno, somando-se aos esforços do Ministério da Saúde para a implementação do Programa Nacional de Incentivo ao Aleitamento Materno.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde