Colaboradora do HRBA promove reciclagem

A criatividade da telefonista do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA), Waneide Ferreira, de 37 anos, não tem limite. Ela reaproveita os materiais usados no Hospital para confeccionar diversos objetos e jogos educativos, como quebra-cabeças, números e letras, desenhos, cartões e agendas. 

Waneide deixa um coletor, em cada clínica do hospital, reservado especificamente para os materiais que podem ser reaproveitados. Após a coleta, é feita a higienização e, a partir deste processo, a artista dá uma nova forma aos objetos que seriam jogados no lixo.

“É muito importante contribuir com o meio ambiente. E, para mim, a melhor ideia é permitir que a criança aprenda brincando. As escolas e os pais querem ensinar o aluno e os filhos, forçando eles a aprender. E, muitas vezes, se a criança pegar um brinquedo educativo, ela vai aprender brincando e vai se divertir”, diz Waneide.

Não é de agora que Waneide tem intimidade com a arte. Desde pequena, timidamente, pintava alguns pouco guardanapos.  A partir dos 10 nos, foi se soltando, pintando quadros e confeccionando artesanatos. Agora, está mais voltada para a educação infantil, colocando em prática o que tem aprendido em seu curso de pedagogia.

“Eu pretendo fazer uma cartilha. Quero criar o alfabeto com essas peças e fazer vários jogos com números. As ideias estão surgindo. Vou vendo os materiais disponíveis e  tendo ideias para confeccionar os objetos. É legal porque as crianças vão montar os bichinhos e colocar as letrinhas correspondentes em cima do desenho. Ao mesmo tempo em que ela vai brincando, vai aprendendo.” 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde