Chef de cozinha apresenta workshop para os profissionais do Hospital Regional de Marabá

A iniciativa propõe o aprimoramento de habilidades culinárias aos pacientes da unidade

Colaboradores que atuam na cozinha do Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso, em Marabá, irão participar nesta quinta-feira, 16, de um workshop de gastronomia chamado de “Alimentação Saudável”. O curso tem como objetivo o aprimoramento das habilidades culinárias, além aplicações variadas e benéficas ao cardápio que é servido aos pacientes internados na instituição.

O curso acontece na própria unidade, que pertence ao Governo do Pará, sendo gerenciado pela Pró-Saúde. As orientações e dicas serão transmitidas aos colaboradores pelo chef de cozinha André Felipe Mota. Dicas, técnicas de manipulação de alimentos, produção de alimentos saudáveis e gastronomia hospitalar estrarão entre os temas abordados.

A importância da dieta hospital

A dieta hospitalar tem como principal objetivo preservar e recuperar o estado nutricional do paciente internado, além de desempenhar relevante papel terapêutico em doenças crônicas e agudas. O Hospital Regional de Marabá busca, de forma constante, inovar em dietas nutricionais no cardápio, bem como criar pratos que possam ser mais atrativos aos pacientes, e que contribua diretamente na melhoria da qualidade de vida.

Para Nathalia Lobato, nutricionista da unidade, a ação irá capacitar 37 profissionais que atuam diretamente na cozinha do hospital. A cozinha do Regional funciona 24 horas por dia e serve mais de mil refeições diariamente em média, para pacientes, acompanhantes e colaboradores.

“Temos uma preocupação em oferecer alimentação de qualidade, desmistificando que comida de hospital não é boa. Mais de 90% dos nossos usuários, atestam a qualidade do serviço”, explicou.

A cozinha do Regional de Marabá possui o selo “Green Kitchen” (Cozinha Verde), concedido pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (Fupam), do Estado de São Paulo, em reconhecimento ao uso de práticas sustentáveis e constante busca pelo aprimoramento do padrão de qualidade da alimentação dos pacientes.

Referência em atendimento de média e alta complexidades para 22 municípios paraenses, o Hospital Regional do Sudeste do Pará possui 115 leitos, sendo 77 de Unidades de Internação e 38 de Unidades de Terapia Intensiva. Entre as diversas especialidades, possui habilitação em Traumato-ortopedia pelo Ministério da Saúde, oferecendo atendimento gratuito nas especialidades de Cardiologia, Cirurgia Buco-maxilo-facial, Cirurgia Plástica Reparadora, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Geral, entre outras. Conta ainda com Neurocirurgia, Terapia Ocupacional, Traumato-ortopedia, Nefrologia, Anestesiologia e Centro de Hemodiálise, com 22 máquinas.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde