Centros de Educação Infantil realizam simulado de abandono em caso de emergência

Crianças do Centro de Educação Infantil Santa Rita, localizado na Cidade Tiradentes, em São Paulo, participaram do primeiro simulado para evacuação do prédio, realizado na tarde de sexta-feira, dia 17/2.

A atividade, que também irá acontecer nas outras três unidades educacionais gerenciadas pela Pró-Saúde na capital — por meio de um convênio com Prefeitura — busca preparar a equipe de colaboradores para retirar as crianças do prédio em caso de emergência de incêndio.

Conduzido pelo SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) da Pró-Saúde, o simulado alcançou o objetivo: todas as 173 crianças foram retiradas da unidade em 6 minutos e 30 segundos.

“Deu tudo certo, como havíamos planejado. As crianças foram retiradas com segurança pela equipe de colaboradores e levadas para o parque infantil. As professoras fizeram a contagem de todas antes de encerrar a simulação”, contou a técnica em Segurança do Trabalho, Vivian de Aguiar.

A diretora do CEI Santa Rita, Joyce Bispo de Moura, destacou a importância da atividade de prevenção. “Todos os professores e colaboradores se prepararam muito bem durante os treinamentos que participamos. O simulado foi muito importante porque capacitou a equipe para retirar as crianças do prédio com segurança caso ocorra alguma situação de emergência”, afirmou.

Antes de realizar o plano de evacuação, o SESMT promoveu um treinamento para a formação da brigada de incêndio composta por colaboradores, em cada um dos Centro de Educação Infantil que a Pró-Saúde administra. Os pais das crianças também foram informados sobre o simulado, que segue as normas contidas na Instrução Técnica 17 do Corpo de Bombeiros.

A atividade permite que a equipe vivencie, na prática, os procedimentos necessários para a utilização das rotas de fuga, o uso dos extintores e hidrantes, assim como a responsabilidade de cada brigadista no processo de evacuação.

A próxima unidade a realizar o treinamento será o CEI Jardim Eliane, em março. Em abril, vai ser a vez do CEI Lageado. Por último, em maio, o simulado será realizado no CEI Jardim São Jorge.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde