Centros de Educação Infantil da zona leste de São Paulo conquistam selo “CEI Amigo do Peito”

Amamentação

Unidades gerenciadas pela Pró-Saúde promovem ações que apoiam o estímulo ao aleitamento materno

O leite materno é o alimento mais importante para os primeiros anos de vida de uma criança, segundo a Organização Mundial da Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria. Por isso, para que as mães possam amamentar seus bebês, é muito importante que elas tenham uma rede de apoio formada pela família, comunidade local e até mesmo nas creches responsáveis por cuidar de seus filhos enquanto estão trabalhando.

Pensando nisso, os Centros de Educação Infantil (CEIs) Lageado e Santa Rita, ambos gerenciados pela Pró-Saúde, na zona Leste de São Paulo, implantaram algumas ações para apoiar essas mulheres. As iniciativas garantiram aos dois CEIs a conquista do Selo “CEI Amigo do Peito”, distinção criada pela Secretaria Municipal de Educação (SME) da capital paulista, que tem como sua principal meta a garantia do direito do bebê à especial proteção para o seu desenvolvimento físico, mental e social.

No CEI Lageado, mesmo diante da pandemia, a unidade se adequou elaborando ações online para manter o diálogo com as famílias, além de criar protocolos de segurança para que a ordenha de leite materno continuasse no período de retorno presencial dos pequenos. Atualmente, o Lageado possui 17 crianças de zero a três anos em aleitamento materno na unidade.

Já no CEI Santa Rita, vídeos de campanha de incentivo à amamentação foram compartilhados com as famílias atendidas na unidade, que também intensificou os cuidados para as mães se sentirem seguras na hora da amamentação. Como incentivo, cartazes e folders foram espalhados pelos espaços da creche contendo informações sobre a importância do leite materno.

“Foi surpreendente e gratificante recebermos o Selo Amigo do Peito nas duas unidades. Tendo em vista o cenário atípico, isso só reforça que nossas ações de promoção ao aleitamento materno estão no caminho certo”, afirma Regina Victorino, superintendente corporativa de Filantropia da Pró-Saúde.

Leticia Nascimento da Rocha, mãe do pequeno Philip Chidalu Ozoani, costuma ir até o CEI Santa Rita em horários agendados para amamentar. “Esse é um momento muito importante para eu e meu filho. Críamos um vínculo incrível e nos conectamos. A unidade ajuda muito com orientações, incentivo, e estão sempre de portas abertas para que eu continue amamentando meu filho, mesmo agora comigo trabalhando”, explica.

Regina conta que a ação começa no momento em que a criança é matriculada no Centro de Educação Infantil. “Quando os bebês são matriculados informamos que temos um espaço adequado para amamentação e enfatizamos a importância desse ato e principalmente dos benefícios para mãe e filho”, explica.

Primeiro ‘CEI Amigo do Peito’

Em 2018, o CEI Jardim São Jorge, que também é gerenciado pela Pró-Saúde, recebeu o prêmio “CEI Amigo do Peito”, sendo o primeiro Centro de Educação Infantil a ganhar o reconhecimento da Prefeitura de São Paulo. Em sua visita pela unidade, o então prefeito, Bruno Covas (1980-2021), conheceu as instalações do CEI São Jorge, em especial a Sala de Amamentação, criada para incentivar o aleitamento materno.

O CEI São Jorge foi o primeiro, entre outros 87, que receberam o selo CEI Amigo do Peito naquele ano, e o único escolhido para receber a visita das autoridades.

A Pró-Saúde atua na educação básica desde 1998, oferecendo atendimento para crianças de zero a três anos de idade. Por meio de convênio firmado com a Prefeitura de São Paulo, via Secretaria Municipal de Educação, mantem quatro Centros de Educação Infantil em atividade: Jardim Eliane, Jardim São Jorge, Lageado e Santa Rita, beneficiando, diretamente, mais de 650 crianças da Zona Leste de São Paulo.

A educação infantil tem como etapa essencial para a construção da identidade e da subjetividade das crianças a garantia dos seis direitos de aprendizagem: conviver, brincar, participar, explorar e expressar, exaltando o protagonismo das crianças e o potencial para aprender.

Ampliar fonte
Contraste