Centro de Educação Infantil Lageado recebe móveis infantis doados por alunos da Belas Artes

Os mobiliários, lúdicos e multifuncionais foram produzidos para as crianças por alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo

O ambiente escolar pode ser considerado, depois da casa, o primeiro local de socialização das crianças, onde entram em contato com mundo. O aprendizado não acontece somente dentro das salas de aula, mas também no processo do brincar, nas interações e descobertas. Desta forma, é importante garantir instalações funcionais que promovam a relação entre as crianças e que atendam suas necessidades, potencializando a aprendizagem.

Nesta semana, o Centro de Educação Infantil (CEI) Lageado, gerenciado pela Pró-Saúde na Zona Leste da capital paulista, recebeu a doação de móveis projetados e construídos especialmente para crianças, por meio do projeto “Mobiliário infantil – Design que brinca”. Trata-se de uma iniciativa do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Belas Artes, uma das melhores instituições do país na categoria de artes e design.

A ação consiste no desenvolvimento de protótipos para composição de ambientes de assistência às crianças, com caráter lúdico pedagógico. A elaboração das peças é derivada de algumas temáticas específicas, como artistas brasileiros, literatura infantil e cultura sertanista.

“Valorizamos esse trabalho de pensar nos pequenos, essa sensibilidade de olhar para elementos da infância. Trabalhar em cima de temas como a literatura infantil para a construção desses móveis é algo muito profundo e complexo”, ressalta Vanessa Zanetti, diretora do CEI Lajeado.

No total, foram entregues oito móveis multifuncionais, com mesas, prateleiras, bancos e passagens, que estimulam a interação e a criatividade dos pequenos. Eles foram instalados, pelos próprios universitários, na sala da educação infantil e no parque coberto da unidade.

“Esse mobiliário enriquecerá o trabalho pedagógico desenvolvido. As crianças vão explorar esses itens e descobrir novos significados para eles, as vezes, até diferentes dos que foram idealizados na hora da produção. É a criatividade entrando em ação para enriquecimento do aprendizado”, explica Vanessa

O CEI Lageado atende 144 crianças de 0 a 3 anos na periferia da cidade de São Paulo. É gerenciado pela Pró-Saúde desde 2008, por meio de convênio com a Prefeitura de São Paulo e a Secretaria Municipal de Educação. A unidade está com as atividades presenciais suspensas pelo munícipio para ajudar na prevenção e evitar a propagação do novo coronavírus, porém, o atendimento aos alunos segue de forma remota, por meio do uso de ferramentas digitais.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde