HMIB

Celebração de Natal no Materno-Infantil de Barcarena leva fé e emoção para pacientes e profissionais de saúde

Nesta quarta-feira (23), o clima e Natal tomou conta do Hospital Materno-Infantil de Barcarena (HMIB) Dra. Anna Turan, com atividades especiais para celebração da data. Com missa, apresentação de coral e homenagem da orquestra Camerata, colaboradores, pacientes e seus acompanhantes tiveram um dia especial na unidade, que é gerenciada pela Pró-Saúde no interior do Pará.

Durante a manhã, o padre Idaltino dos Prazeres, da paróquia São Francisco Xavier, celebrou uma missa de Natal na recepção da unidade. A ação contou com apresentação musical, leitura da história do nascimento de Jesus, reflexões sobre o significado do Natal e bênçãos aos pacientes e profissionais de saúde. As ações foram realizadas pelo Grupo de Humanização, em parceria com a Pastoral da Saúde e equipe assistencial do HMIB.

Em seguida, as mães de bebês prematuros das unidades de internação emocionaram a todos com um coral de louvor em homenagem aos filhos e à equipe do hospital, com direito à depoimentos de conforto aos presentes e palavras de agradecimento aos colaboradores da unidade.

“Reunimos as mães e decidimos cantar na celebração. É uma forma de expressarmos nossos sentimentos de renovação, de alegria e de agradecimento pelas vidas dos nossos filhos, que estão aqui lutando diariamente, e pelos profissionais que estão conosco nessa batalha”, ressaltou Geisiane Rodrigues, mãe do pequeno Jonathan, que está há 41 dias em atendimento no HMIB, devido sua prematuridade.

O encerramento ficou por conta de uma linda homenagem em vídeo da orquestra Camerata da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, que tocou e cantou a música “We are the world”.

“É uma homenagem em agradecimento a todo carinho, amor e dedicação dos profissionais que atuam diariamente aos que mais precisam de ajuda. Vivemos tempos difíceis, e com o final do ano, nós esperamos que essa homenagem tenha acalentado e alegrado o coração de todos”, declarou Enaldo Oliveira, maestro da orquestra.De acordo com a presidente do Grupo de Humanização, Daniella Dias, é por meio das ações de humanização que todos se sentem acolhidos e partilham momentos especiais, minimizando os efeitos da rotina hospitalar.

“Trazendo essa simbologia do Natal para dentro do ambiente hospitalar, tornamos mais especial o dia dessas mamães, pacientes e profissionais. Nesta data tão significativa, e em meio à uma pandemia, queremos proporcionar momentos de emoção, acolhimento e alegria para todos”, destacou a profissional.

O Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan está localizado a 114 km distante da capital Belém. A unidade é referência no atendimento de média e alta complexidades para gestantes e bebês de 11 municípios do Baixo Tocantins, prestando atendimento 100% gratuito por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em seus dois anos de funcionamento, já realizou mais de 3.000 partos e cerca de 125 mil atendimentos, entre consultas, internações, exames e cirurgias. Desde a sua inauguração, a unidade é gerenciada pela Pró-Saúde, uma das maiores instituições filantrópicas de gestão hospitalar do país.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde